segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Israel - 5000 anos de História


                                                                           Tel Aviv

Estamos no ano judaico de 5786. Para a nação de Israel o ano novo começou no mês de setembro do calendário universal de 2025. Mas, a história do povo de Israel começou há muitos anos atrás com o patriarca Abrarão.

O homem que vivia em Ur dos Caldeus, lá na Mesopotâmia, recebeu um chamado de D'us, para se deslocar daquele lugar onde morava para uma terra distante. O texto bíblico relata que ele não questionou muito e partiu dali com toda a sua família.

A ordem direta que deu início a sua caminhada foi: "Sai da tua terra, da tua parentela e da casa do teu pai, para a terra que eu te mostrarei" (Gênesis 12.1).  Abraão sai - fala de obediência, de movimento e de fé - com uma promessa de um D'us que ele estava apenas começando a conhecer.

Este mesmo D'us não o deixaria sozinho, a promessa seguinte foi: "Farte-ei uma grande nação, abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome... (vs 2) e para completar Abraão recebeu uma visão do futuro: "... E tu serás uma bênção".

Quem conhece a história bíblica sabe que não foi tão fácil assim e que no decorrer dos anos, este povo judeu que Abraão deu origem, passou parte do tempo lutando para manter viva a promessa de herdar a "terra prometida".

Hoje, Israel estabeleceu seu próprio limite territorial e protege a fronteira com os demais países. O povo judaico tem uma identidade, uma religião, seus costumes e tradições. E em Israel, mesmo sendo um país judaico, há liberdade religiosa para cristãos e muçulmanos e outras minorias que compõem a demografia.

As promessas feitas a Abraão se cumpriram até mesmo no fato de Israel ser uma "bênção" para as demais nações do mundo. Israel se tornou uma potência tecnológica por meio da cultura de inovação e investimento em áreas importantes para a vida humana. Assim, a nação israelense pode oferecer suas conquistas nas áreas tecnológicas, agrícola, pecuária e tecnologia de ponta na área da medicina moderna, para os demais países do mundo.

É interessante que, ao se referir a Israel, o mundo só tem em mente os confrontos. E tem até muita gente tentando boicotar os produtos israelenses, quando na verdade faz uso deles na maior parte da sua própria vida, sem se dar conta de que foram produzidos em Israel.

Mas Israel está a frente do seu tempo, a história continua marcada por grandes aquisições, descobertas e produção de alimento e medicamento. Israel é conhecido como o País das Startups com cerca de 9 mil em atividades. 

Quando Abraão deixa a cidade onde nasceu, ele não sabia para onde seus passos o levariam, mas ele tinha um destino, uma promessa e uma bênção para sua vida e toda a sua descendência. E esta mesma história vem sendo contada a cada festividade em Israel, conscientizando o povo judaico de sua missão nesse mundo.

Embora que, muitas vezes, tentasse destruir o povo ou a nação ou roubar seu território, Israel segue em frente em sua marcha, determinado a manter viva a promessa de viver em paz na sua própria terra.


Marion Vaz