quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Tecnologia em Israel


Parque Industrial em Malcha - Jerusalém

Israel é um pequeno país dentro do grande mundo da ciência e tecnologia. Como muitos outros pequenos países teve que definir com precisão sua política em relação às atividades científicas e tecnológicas, para poder reforçar sua capacidade competitiva.



No campo da ciência, Israel estimula o estabelecimento de centros de excelência, em torno de cientistas de projeção e em áreas vitais para o desenvolvimento do setor industrial, ao mesmo tempo em que tenta manter um padrão mínimo de qualidade internacional em todos os campos científicos.

A cooperação internacional continua a desempenhar um papel fundamental, ampliando os recursos científicos e conhecimentos técnicos especializados que o país tem à sua disposição. No campo tecnológico, Israel busca um alto desempenho, sobretudo através da especialização, concentrando o esforço nacional num número limitado de áreas.

A porcentagem da população israelense que se dedica à pesquisa científica e tecnológica, assim como os recursos despendidos em pesquisa e desenvolvimento (P&D), em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), estão entre os mais altos do mundo; e relativamente ao tamanho da mão-de-obra, Israel ostenta o maior número de autores publicados nos campos das ciências naturais, engenharia, agricultura e medicina.

O Início

A história da pesquisa científica em Israel é parte integrante da saga do retorno do povo judeu à sua pátria. Teodoro Herzl (1860-1904), o criador do sionismo político e o primeiro a promover ativamente a idéia de um moderno estado judeu na Terra de Israel, tinha em vista não somente um lar físico para o povo judeu, mas também um grande centro espiritual, cultural e científico.

O desejo de transformar a Terra de Israel, na época uma região estéril e infestada de doenças, num estado moderno, foi o fator-chave no desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica subseqüente. A pesquisa agrícola remonta ao fim do século XIX, com a criação, em 1870, da Escola Mikve Israel.

A Estação Agrícola, estabelecida em Tel Aviv em 1921, tornou-se posteriormente a Organização de Pesquisa Agrícola, que é hoje a principal instituição de pesquisa e desenvolvimento agrícola de Israel.

A pesquisa médica e de saúde pública teve início antes da 1a Guerra Mundial, com a fundação do Centro Hebraico de Saúde; outro marco importante foi a criação do Instituto de Microbiologia e dos departamentos de bioquímica, bacteriologia e higiene da Universidade Hebraica de Jerusalém (meados da década de 20), que constituíram a base do Centro Médico Hadassa, hoje a mais importante instituição de pesquisa médica de Israel.

Os pioneiros da pesquisa industrial foram os Laboratórios do Mar Morto, criados nos anos 30; os primeiros progressos em ciência e tecnologia básicas foram alcançados na Universidade Hebraica (fundada em 1925), no Instituto de Tecnologia Technion-Israel (fundado em Haifa em 1924) e no Centro de Pesquisa Daniel Sieff (fundado em 1934 em Rechovot), que posteriormente, em 1949, tornou-se o Instituto Weizmann de Ciência.
Quando o Estado de Israel foi criado, em 1948, a infra-estrutura científica e tecnológica do país já estava estabelecida, permitindo o progresso posterior. No início, a pesquisa se concentrava em projetos de importância nacional; a partir daí, gradualmente se desenvolveram as indústrias de orientação mercantil.


"A pesquisa científica e suas conquistas já não são mais um mero objetivo intelectual abstrato... Mas um fator central... Na vida de todo povo civilizado..."David Ben-Gurion, 1962




Em 2009 Israel apresentou a menor Bíblia eletrônica do mundo num chip com 0,5 milímetro que carrega todos os textos da bíblia em hebraico e será dado de presente ao Papa Bento XVI. O Projeto foi desenvolvido pela Technion, Instituto de Tecnologia de Israel.




Outra novidade em Israel é o uso de energia solar para compactar lixo. A lixeira comporta 750 litros de lixo que, com um sistema baseado em energia solar, podem ser compactados em 150 litros. Depois de reduzido, esse volume é recolhido por caminhões.

Ainda de acordo com o Cembri, uma hora de exposição ao sol garante que a lixeira funcione durante cinco dias. Uma dessas lixeiras, chamada de “superlata”, já foi instalada na rua Jaffa, centro da cidade histórica, segundo o Centro de Mídia Brasil-Israel (Cembri).



A Intel resolveu investir US$ 2,7 bi na modernização de fábrica em Israel. A companhia, que é responsável pela produção de mais de 80% dos computadores pessoais do mundo, decidiu investir no país devido à qualificação da mão de obra no local. “Para lidar com tecnologia avançada, temos de contratar pessoas com expertise. E em Israel o nível de conhecimento, educação e experiência são elevados”, diz Koby Bahar, porta-voz da Intel.




A criatividade israelense na prática

A genialidade industrial dos profissionais e pesquisadores de Israel está presente em inúmeros segmentos necessários ao cotidiano de muitos países. Veja como:

* A Msystems foi pioneira no desenvolvimento da memória-flash DiskOnKey e DiskOnChip, transformando gerenciamento e armazenamento de informações.

* A GE Healthcare Israel lançou o primeiro equipamento miniaturizado de ultra-som cardíaco portátil, do mundo.

* O scanner de tomografia computadorizada Philips Brilliance faz um diagnóstico abrangente do paciente, em poucos segundos, nas salas de emergência, onde cada segundo é vital.

* Lumus Optical
A empresa israelense Lumus Optical criou os vídeo-óculos PD-20
A telefonia pioneira através do protocolo IP foi lançada pela Vocaltec.

* A tecnologia de compressão ZIP foi desenvolvida por dois professores do Instituto Tecnológico Technion de Haifa.

* A pílula endoscópica com microcâmera foi lançada pela Given Imaging.

* A ferramenta ICQ do AOL Instant Messenger foi desenvolvida, em 1996, por quatro jovens israelenses.

* Os microprocessadores Centrino e Pentium-4 Dotan foram desenvolvidos pela Intel Israel.

* A Keter Plastic, com 23 fábricas espalhadas pelo mundo, é considerada a maior empresa de produtos em plástico da Europa.

* Dois professores do Technion ganharam o Prêmio Nobel de Química, em 2004. Seu trabalho de identificação da proteína Ubiquitin é uma inovação nas pesquisas do câncer, doenças degenerativas do cérebro e muitas outras.



* A empresa israelense Lumus Optical criou os vídeo-óculos PD-20, para assistir a TV e vídeos em qualquer lugar. As imagens são refletidas diretamente no globo ocular pelo aparelho, preso na armação dos óculos que podem ser usados até mesmo com telefones celulares.







Fonte: http://www.mfa.gov.il/MFAPR/Facts%20About%20Israel/CI%D6%BANCIA%20E%20TECNOLOGIA

http://www.beth-shalom.com.br/artigos/israel_tecnologia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário