quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Legado Histórico de Israel

"Não oferecerei ao Senhor, meu D-US, holocausto que não me custem nada" - Com este conceito Davi responde as petições de Araúna (2 Sm 24.24). Assim, comprou a eira e os bois por cinquenta ciclos de prata.

A eira ficava no Monte Moriá, onde Abraão montou um altar para sacrificar Isaac. No mesmo lugar, Salomão ergueu o Primeiro Templo de Jerusalém. Naquele momento, a eira era o local indicado para Davi oferecer um sacrifício para aplacar a ira de D-US por causa do censo.

Mas o que me chama atenção no texto bíblico é a atitude de Davi, que sendo rei de Israel, tinha todo direito de se apossar das terras sem nem mesmo oferecer pagamento. E notemos que o próprio Araúna, sendo jebuseu, ofereceu a terra e que mais precisasse o rei (vs 22).

Mas Davi era um homem de conceitos firmados. Um homem com principios, que confiava em D-us. Em seus salmos engrandecia o nome do Senhor e dizia o quanto dependia Dele. O que podemos afirmar sobre Abraão, Isaac e Jacó, José, Josué e homens como Davi, Neemias, e tantos outros que construiram cidades e governaram com competência e temor a D-us.

Davi precisava da intervenção do Eterno naquele problema e agiu com integridade, pagando o preço justo. A frase "não oferecerei sacrifícios que nao me custem nada" fica martelando na minha mente, em virtude dos últimos acontecimentos. Hoje, Israel tem enfrentado protestos do mundo para que abra mão de parte de Jerusalém para os palestinos. Justamente o Monte Moriá ou Monte do Templo, que Davi comprou.

Existe um legado histórico e espiritual marcante por todo território de Israel. Nas páginas da bíblia encontramos essencialmente esse entrosamento de personagens com a terra, as cidades, o espaço físico.

Na história moderna surgem outros personagens com a mesma paixão pelo território. Gente forte, destemida fazendo tremular nossa bandeira.  Mas acima de tudo, encontramos uma herança patrimonial de conceitos. Homens sinceros e dignos contruiram uma história de fé e confiança nas promessas de D-US para com Israel.

São provas palpáveis da presença judaica e nossa conexão com a terra.

Shalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário