
Foto de satélite mostrando o incêndio em Israel
Ao tomar conhecimento do incêndio que está devastando a floresta no Monte Carmel lembrei de um dos episódio mais marcantes da história de Israel que está registrado no livro de 1 Reis (18.19-39) quando o profeta Elias convoca o povo para o Monte Carmel para uma decisão muito importante: "Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o senhor é Deus segui-o..." (Vs 21).
O profeta propôs uma disputa com os 400 profetas de Baal e o Deus que respondesse com fogo esse seria o Deus verdadeiro. O povo concodou. Foi feito um altar e os profetas de Baaal começaram a clarmar por fogo.Depois de inúmeras tentativas de súplicas e auto flagelação, desistiram.
Era a vez do profeta Elias clamar por fogo. Mas algumas atitudes eram necessárias: Primeiro ele reconstrói o altar com 12 pedras conforme as tribos de Israel, depois faz um rego ao redor do altar e manda trazer água para inundar tudo até que o altat estivesse completamente molhado.
Diante de todo o povo Elias começa sua oração clamando ao Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó. O versículo 38 informa que de imediato Deus responde sua oração e cai fogo sobre o altar consumindo o holocausto, a lenha, as pedras, o pó e a água ao redor. Numa atitude de adoração ao Deus de Israel todo o povo começa a glorificar e exaltar o seu nome. O texto bíblíco tambem informa que os profetas de Baal foram perseguidos e mortos.

Entre os mortos havia prisioneiros palestinos, o que provocou muita discussão na Mídia. Equipes de bombeiros combatem o fogo seja pelo ar ou por terra e com ajuda internacional. Esperamos que tudo se resolva e que todos possam viver em paz.
Marion Vaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário