O Ano Novo Judaico está começando e o Rosh HaShaná representa o Dia do Julgamento. Um período de reflexão e oração, pois é quando o Eterno determina o destino de cada um para o ano que se inicia. Segundo as tradições judaicas é o toque do Shofar que desperta as pessoas para o arrependimento.
Interessante notar que a passagem de um ano para outro influencia a vida social e espiritual da nação. O Rosh HaShana não é apenas uma comemoração, mas uma mudança de atitude, de sentimentos, pois se deve pedir perdão a quem se sentiu ofendido por alguma palavra ou reação que tivemos diante de uma situação. Então, é preciso zera um problema para entrar no novo ano com o coração mais leve.
Outros costumes e tradições, acender as velas à noite, questões alimentícias e orações determinam o sentimento de toda nação, pois desejamos ter o nome escrito no Livro da Vida.
De geração em geração o Rosh HaShaná abre o período das grandes festas, de reuniões em família, danças e músicas. É parte da vontade divina que tudo aconteça para o bem. Então, mergulhamos a maçã no mel e desejamos uns aos outros: Um ano novo bom e doce.
O ano de 5783 chegou e com ele novas esperanças, novos começos e uma certeza de que os olhos do Eterno nunca se fecham e Ele acompanha todos os nosso movimentos.
Shaná Tova Umetuka