sábado, 20 de abril de 2019

Pessach - O povo judeu nunca mudou.

Image result for pessach

... Em cada geração uma pessoa é obrigada a considerar-se como tendo realmente saído do Egito. A redenção do Egito e a subsequente experiência da entrega da Torá estabelece a identidade do povo judeu como "servos de D'us", e não "servos de servos".
Após deixarem o Egito, eles jamais poderiam estar sujeitos a este tipo de servidão. Um grande sábio, conhecido como o Maharal de Praga explica exaustivamente como a liberdade adquirida pelo êxodo transformou a natureza essencial de nosso povo. Apesar das conquistas e escravidão impostas por outras nações, a natureza fundamental do povo judeu nunca mudou.
Com o Êxodo, adquirimos a natureza e qualidades de homens livres. Esta natureza é mantida apenas porque D'us está constantemente nos libertando do Egito. O milagre da redenção não é um evento do passado, mas um fato constante em nossas vidas.
© Direitos Autorais, todos os direitos reservados. Se você gostou desse artigo, encorajamos você a distribuí-lo, desde que concorde com a política de copyright de Chabad.org. https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/1078828/jewish/O-Significado-de-Pssach.htm

quinta-feira, 11 de abril de 2019

Bereshit - A Primeira Espaçonave Israelense



Image result for espaçonave bereshit

El equipo detrás de Bereshit. (AFP)

A primeira espaçonave Israelense tinha pouso programado na lua para essa noite às 22:25 (horário de Israel). Ela continha uma Bíblia Hebraica gravada em nanotecnologia, uma capsula do tempo com a Declaração de Independência de Israel, o hino nacional e memórias de um sobrevivente do Holocausto, desenhos infantis e uma nota de Shimon Peres. 

A espaçonave também foi projetada para enviar informações sobre o solo lunar e características da atmosfera e outros dados importantes para o Centro de Comando Bereshit localizado em Yehud, cerca de 10 km a sudeste de Tel Aviv.

A poucos minutos da aterrizagem, parece que o motor falhou e a comunicação foi interrompida. O Primeiro Ministro Netanyahu está confiante em investir novamente para uma próxima tentativa. Acredito que esta é uma boa fase. Chegamos perto demais pra desistir.

Image result for espaçonave bereshit

Foto enviada pela Bereshit

Marion Vaz




domingo, 7 de abril de 2019

Eleições em Israel - Vote consciente por um Israel melhor



Na maioria das vezes queremos mudar o que está bom achando que algo novo pode ser a solução. Somos otimista. Não há nada de errado nisso. Mas em questões eleitorais pode ser que a "fantasia" de que outro tipo de liderança que queremos para o nosso país, esteja mudando nossas perspectivas.

É provável que você pense que quem mora no Brasil ou em outro país, por exemplo, não tenha a menor ideia do que acontece aí em Israel ou sobre as dificuldades desta ou daquela região e não devia opinar em nada. Concordo. Quem está de fora pode ter outra visão do Medinat. Mas você vai concordar comigo que temos que olhar para Israel como um todo. Temos que olhar para Israel como o país do povo judeu, mesmo que outros povos possam ter fixado residência no território.

Então, muita gente é da "direita" e outros querem a "esquerda" como opção de liderança. Então o que o eleitor quer do próximo líder? Quais as mudanças a longo ou curto prazo vão alterar a vida do povo de Israel? Será que o que é bom e socialmente aplaudido pela Mídia para mostrar respeito e comiseração pelos palestinos vai ser bom para as crianças e juventude israelense? Será que a recíproca vai ser a mesma? A segurança promovida pela "esquerda" vai ser igual ou melhor que a que se tem hoje em Israel? 

Porque me parece fácil criticar o Primeiro Ministro em vigência, quando ele tem se dedicado a coligação entre Israel e os demais países e promover a segurança interna e o desenvolvimento, quando o recém chegado da "esquerda" não fez absolutamente nada ainda. 

Esse grupo eufórico por dividir ou ampliar um território, sei lá, parece muito mais preocupado com o hoje do que com o amanhã - Opinião minha. Então, eu volto a perguntar: O que é bom para alguns é bom para todos? Você quer um país judaico? Um território seguro em que as tradições do povo continuem sendo respeitadas e repassadas para as futuras gerações ou quer apenas apertos de mãos e poses para fotos nos jornais? Que país você quer para os seus filhos e netos?  E sinceramente, depois de todas as vezes que o povo de Israel sofreu suas perdas por confiar em outros povos, não sei se é esse amanhã que queremos! 

Sem dúvida existe um amanhã e devemos nos preocupar com ele. Mas pense que tudo o que se faz hoje tem consequências no futuro. Nossos filhos estudam hoje para se formarem amanhã. Repassamos hoje nossas tradições para que amanhã a terra (eretz) tenha o mesmo significado que teve para nossos anciões. O sofrimento deles nos deu coragem para erguer nossa bandeira azul e branca.


Então, vote consciente por um Israel melhor para o povo judaico.

Resultado de imagem para bandeira de israel


Marion Vaz