domingo, 29 de novembro de 2015

Tel Aviv - Uma cidade vibrante que nunca dorme


São muitas as razões pelas quais as pessoas se sentem atraídas por Israel. Para algumas, é o clima ensolarado. Para outras, a rica variedade de lugares para visitar e paisagens para ver – históricos, arqueológicos, religiosos ou, simplesmente, belos. Para outras é o contraste fascinante entre o antigo e o moderno.

Mas, sem dúvida, para todas, Israel tem um quê de especial - uma dimensão extra - que transforma cada visita em uma experiência realmente memorável.

A vibrante, ousada e cosmopolita Tel Aviv - Jaffa – a maior metrópole de Israel e centro econômico do país. "A Colina da Primavera", em hebraico, não existia até 1909, quando um grupo de residentes de Jaffa mudou-se para o norte para construir uma nova cidade nas dunas de areia.





Com seus cafés nas calçadas, elegantes museus, belos parques e praias, salas de concerto e teatros, restaurantes refinados, shopping centers e butiques elegantes, Tel Aviv foi construída para se caminhar e passear. Você pode andar por quilômetros ao longo do calçadão de frente à praia, desde o norte da cidade até Jaffa, passando por hotéis luxuosos e pelo novíssimo centro de entretenimento e compras Opera Tower.


O Mercado Carmel no quarteirão iemenita é um dos maiores mercados a céu aberto do Oriente Médio. As galerias de arte e centros de artesanato são abundantes, oferecendo o melhor em matéria de talento criativo local e internacional.


A cultura em Tel Aviv oferece uma joia atrás da outra. O Museu multimídia Bet Hatfutsot da Diáspora Judaica, localizado no campus da Universidade de Tel Aviv, abriga uma grande quantidade de informações sobre a vida judaica. O Ha'aretz-Land do Museu de Israel tem como foco os diferentes aspectos do passado de Israel. O complexo inteiro é agrupado ao redor de um local de escavação onde uma cidade filistina foi descoberta.

O orgulho de Tel Aviv é o novo Centro Golda Meir de Artes Cênicas, sede da Ópera de Israel, de companhias de dança e de concertos. A mundialmente famosa Orquestra Filarmônica de Israel se apresenta no Mann Auditorium, ao lado do Teatro Nacional Habima. Outro centro cultural que não pode ser perdido é o Centro de Dança Suzanne Dellal no Neve Zedek Quarter.

O estilo de vida cosmopolita de Tel Aviv espelha-se na enorme quantidade e variedade de restaurantes, de lanchonetes fast-food a cafés no estilo europeu. Conhecida como a "cidade que nunca dorme", Tel Aviv oferece aos visitantes um grande número de opções para a noite. Muitos dos clubes, pubs, discotecas e piano bars ficam abertos até bem tarde.



Jaffa é um convite ao divertimento. A pitoresca área portuária contém alguns dos melhores restaurantes de pescado do país. Essa é uma boa opção para a noite, enquanto aproveita para visitar a reconstruída Cidade Velha, com suas galerias de arte, oficinas de artesanato, clubes noturnos e áreas de alimentação. O Mercado de Jaffa é uma tentação para aqueles que gostam de pechincha.






domingo, 15 de novembro de 2015

Terrorismo na França



O parlamento de Israel e a prefeitura de Tel Aviv foram iluminados com as cores da França em solidariedade. 

O atentado terrorista na França em locais de grande concentração de pessoas, deixou mais de 200 feridos e mais de cento e vinte mortos. Massacre, tiroteio e explosões marcaram este dia (sexta-feira 13). Mas as "bruxas" que estavam a solta com metralhadoras e explosivos não queriam apenas assustar a população e sim de causar pânico e destruição.


Um dia para ser lembrado em Paris. Um dia de terror, gritos de agonia e mortos em que o estado islâmico assumiu a autoria dos atentados. Em nota, o grupo afirma que "este ato não é nada mais do que o começo de uma tempestade contra a França."

O Estado de Israel, que também tem sofrido com tais ataques terroristas ao longo dos anos, e que já sofre com o extremismo de grupos e facções religiosas, conhece bem esse sentimento que invadiu a alma dos franceses. Somos solidários neste momento de dor e tristeza.