19 de abril
O Gueto de Varsóvia originalmente continha quase 450.000 pessoas. Em janeiro de 1943, esse número havia sido reduzido drasticamente para 37.000.
O resto havia sido levado para o trabalho escravo ou para campos de extermínio. Rumores diziam que os alemães iriam acabar com o gueto, esvaziá-lo. Os habitantes que ainda viviam ali, famintos e enfraquecidos por doenças, resolveram lutar.
Eles na verdade tinham se preparado para isso, e haviam convencido os alemães a deixá-los construir 631 abrigos anti-aéreos. Bombardeios aconteciam o tempo todo ao redor do gueto, e os alemães precisavam de seus trabalhadores escravos, então, para mantê-los a salvo dos bombardeios aliados, os alemães haviam permitido a construção dos abrigos. Agora, as pessoas usavam estes mesmos abrigos para lutar contra os alemães. Quando os alemães vieram para 'limpar' o gueto, para sua surpresa, encontraram resistência. Havia mais de mil combatentes, incluindo crianças. Usavam pistolas e coquetéis Molotov contra a artilharia nazista, e com sucesso expulsaram os alemães. Foi uma vitória curta. Os alemães voltaram pouco tempo depois. Desta vez trouxeram maior poder de fogo. Começaram a destruir prédios, pouco a pouco, derrubando tudo. Depois de cerca de um dia, invadiram o hospital, atirando em todos que estavam em suas camas e atearam fogo ao local. Gradualmente destruíram todo o gueto. Quando os nazistas atingiram os abrigos anti-aéreos, fecharam suas saídas e jogaram gás, matando as pessoas que estavam dentro. Alguns combatentes escaparam para os esgotos, e então os alemães levantaram o nível das águas. Em cerca de três semanas, a batalha principal estava acabada. A maior parte dos judeus que ainda restavam estava cercada, mas levou meses e meses de perseguição pelas ruínas do gueto até que o levante foi finalmente eliminado. Apesar de o Levante do Gueto de Varsóvia não ter sido de fato muito bem sucedido, foi a primeira vez em toda a Europa ocupada pela Alemanha que houve alguma resistência organizada contra os nazistas. E isto serviu para incentivar a resistência em outros lugares. Depois disso, houve resistência judaica em vários lugares, inclusive em alguns campos. Enquanto o Gueto de Varsóvia lutava por sua sobrevivência, o mundo chamava outra conferência. Houve um encontro em Bermuda, e, novamente, nada foi feito para ajudar. |
Fonte: Aish HaTorah |
Nenhum comentário:
Postar um comentário