Um novo marco na história da nação de Israel ao completar 77 anos de independência. Foi na data de 14 de maio de 1948 que Ben Gurion fez a declaração que, de certa forma, abalaria o mundo naquela época. Não porque um país surgiu do nada. Não! Foi um longo e árduo processo desde que Theodor Herzl iniciou sua jornada para conscientizar as nações que os judeus tinham direito a uma terra.
Em resposta a questão judaica em diversos países, ao antissemitismo, Herzl declara: " A opressão só fez reviver em nós a consciência da nossa origem... somos um povo..." - Não me admira que tanto a fé judaica quanto a cultura milenar tenham sobrevivido por tantos anos e chegado até nós em 2025.
No coração de Herzl uma vez estabelecidos, os judeus dariam seu jeito: "Que nos deem a soberania de pedaço da superfície terrestre em relação às nossas legítimas necessidade de povo, e nós nos encarregaremos, nós mesmos, de todo o resto." 1
Com o passar dos anos Israel não só se desenvolveu em várias áreas tecnológicas, como também se tornou referência de país desenvolvido.
A nação que comemora mais um ano de independência, com certeza tem problemas a serem resolvidos no campo político, financeiro e jurídico, como qualquer outro país. Mas o que se destaca no povo judaico é essa força, essa coragem de seguir em frente mesmo após vivenciar um dos momentos mais dolorosos como o 7 de outubro de 2023.
77 anos de história moderna se agrega hoje aos anos de histórias registradas em livros bíblicos e de outros autores que contam suas experiências sobre a Terra Prometida.
Chag Sameach
Marion Vaz
1 O Estado Judeu - Theodor Herzl pág 63/64