Após 44 anos de exclusão, centenas de judeus religiosos de todos os ramos puderam alegremente comemorar o 44º aniversário da primeira entrada dos soldados israelitas no Monte do Templo em 2 de Junho de 2011.
Pela primeira vez na história das restrições israelitas à entrada de Judeus no Monte do Templo, a recitação da Bênção Sacerdotal foi permitida no Monte no dia em que se celebra a Reunificação de Jerusalém, quando centenas de visitantes - todos eles tendo-se previamente submergido num mikveh (banho ritual) e tomado outras precauções requeridas pela Lei Judaica - foram todos autorizados a entrar no Monte do Templo.
O rabi Yisrael Ariel, director do Instituto do Templo e um dos páraquedistas que ajudou a liberar o Monte do Templo em 1967, e que foi miraculosamente foi salvo da morte naquela ocasião, recitou a bênção em voz alta: "Barukh - Tu és a fonte de bênçãos, Deus, que realizaste um milagre para mim neste lugar."
Mas essa semana foi a vez de dezenas de estudantes da Yeshivah irem ao Monte do Templo para orar pela paz na Terra Santa e para parar os ataques aos habitantes de Israel.
O rabino chefe de Kiriat Arba, Dov Lior Shlita, deu palavras de conforto aos homens, jovens e adolescentes e crianças.
A montanha (Moriá) continua sendo sagrada para os judeus que limitam seus passos alí reconhecendo a santidade do lugar.
Um árabe chegou a protestar contra a entrada de qualquer pessoas. Mas a polícia israelense estava ali para garantir a tranquilidade.
Como no Salmo 122 Davi entoava: "Alegrei-me aundo me disseram vamos a Casa do Senhor" os judeus disseram "vamos subir ao Monte do Templo em santidade e pureza de acordo com a Halachá..."
"Orai pela paz em Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam".
Marion Vaz
Fontes:
http://faceshuk.jewpi.com/members/JewPI/activity/725737/
http://shalom-israel-shalom.blogspot.com/2011/06/acontecimento-historico-no-monte-do.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário