terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Israel - Uma Nação com Propósitos Divinos

Resultado de imagem para bandeira de israel

Um grande projeto começa com alguns passos que podem ser pequenos mas ao longo do processo tornam-se firmes e marcantes. Quando D-us projetou Israel como Nação, começou com um homem, nosso patriarca Avran que viva na cidade de Ur dos Caldeus. A ordem dada era para que Avran saísse daquele lugar e seguisse em direção a Terra Prometida. Obviamente Avran não sabia para onde deveria seguir, quanto tempo de caminhada, obstáculos e dificuldades que enfrentaria. Mas confiou na promessa de que ele seria uma grande nação e que D-us guiaria seus passos. Algo que me chama atenção no relato bíblico de Gênesis 12 é que a promessa feita a Avran é que ele seria uma benção (v.2). O Eterno não prometeu algo vago ou inapropriado. Ele disse claramente:

"E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção" - E há algo de divino nesse processo de transformação em que seus descendentes, Isaque e Jacó, dão origem a esta grande nação. Interessante que ao obedecer a voz do Eterno, Avran assumiu a crença no Único D-us em meio aos povos idólatras. E isso foi um diferencial. Esse legado atravessou a linha do tempo e chegou até nós.

A Terra Prometida, ainda com o nome de Canaã, era habitada por outros povos que disputavam o espaço territorial e Avran não se deixou abalar e o patriarca andou por todo território tomando posse de cada lugar pela fé.

Depois dele vamos encontrar muitos outros personagens dessa história bíblica movidos por uma força maior de que aquele território não era apenas um sonho, uma ilusão. A fé no Eterno foi maior do que as dificuldades, tornando a promessa viva até os dias de hoje. Personagens de todos os tempos deram continuidade as conquistas, para que os Mandamentos do Eterno não se perdessem no tempo. 

Cada parte da história bíblica destaca um personagem comprometido com a Promessa e o território. Moisés guiando o povo pelo deserto até as margens do Jordão. Os jovens que cresceram no deserto fortaleceram o ideal da Terra Prometida em seus corações. Josué liderando a conquista da terra, Davi eternizando o reinado, Neemias na sua dedicação de reconstruir os muros e a cidade de Jerusalém., os Macabeus retomando o controle. Judeus em todas as partes do mundo movidos por essa paixão por Jerusalém, orando e enviando famílias para reconstruir a nação. Famílias judaicas inteiras que permaneceram no território mesmo em dias sombrios, mantendo tradições e a religiosidade.

A História de Israel, que começa com o patriarca Avran, tem inúmeros personagens cujos atos heroicos e a devoção a terra de Israel, foram pouco a pouco moldando a face da nação. Uma frase de Eliezer Ben Yehuda  define bem o que estamos tentando passar, de que "todo processo necessita de um pioneiro". A geração de hoje que habita em Israel também tem seus pioneiros. Quantos talentos surgiram nos últimos anos?

Ben Yehuda disse: Para tudo é preciso apenas um homem em crise, inteligente e ativo...quem lidera o caminho sem deixar nenhuma possibilidade de voltar atrás". Ele decidiu no seu coração que iria falar só em hebraico com qualquer judeu que encontrasse. O sonho dele era trazer de volta o idioma hebraico para a vida cotidiana do povo judeu. Ele fez Aliá e deu continuidade ao processo em Israel.

O Movimento Sionista de Theodor Herzl é indiscutivelmente o passo principal para o renascimento da nação de Israel. No congresso em Basileia foram adotados o hino nacional e a bandeira e quase 50 anos após a sua morte (1048) o ideal de Herzl estava mais forte do que tudo. 

A Declaração de Independência feita por Ben Gurion estabelece um pais. A Guerra de Independência alarga as fronteiras.  Iom Yerushalayim marca a unificação da cidade de Jerusalém para sempre.

Anos de negociações com as nações da terra, não teriam efeito sem a determinação e a liderança dos Presidentes e Primeiros Ministros de Israel que deram a vida pela nação. Israel se destaca hoje como uma das potências mundiais em tecnologia e demais setores.

E somos herdeiros dessa História! Nossas vidas, tradições e costumes e nossa paixão pela terra nos define como povo escolhido para habitar ali. E esse comprometimento tem que ser repassado para as gerações futuras! Não vamos abrir mão do nosso legado. Israel é uma nação com propósitos Divinos e não apenas um povo que tenta sobreviver em meio aos bombardeios.


Marion Vaz



Nenhum comentário:

Postar um comentário