sábado, 26 de setembro de 2015

Tel Aviv - Uma cidade em constante transformação

A cidade de Tel Aviv oferece aos seus turistas uma infinidade de lugares para acomodações, lojas, shopping center e outros locais de diversão e entretenimento. Com certeza, são os moradores que usufruem também, dessa diversidade de estabelecimentos. Mas eles também tem que lidar com as constantes transformações que acontecem na cidade. A construção na imagem abaixo começou em 2011 e por acaso, pude observar passo a passo pela webcam, como o prédio ficou pronto (quase pronto) em 2015.


Início das obras em 2011



A obra concluída em set/2015

A cidade mostra contrastes marcantes em suas ruas. Se de um lado o progresso se reflete nos vidros azuis do prédio, do outro lado da rua temos uma construção bastante característica.


Mas são as belas praias e o ambiente ensolarado que capta a atenção de todos os que chegam aqui. Tel Aviv reina entre as cidades mais belas do mundo com sua arquitetura moderna e expressa nosso sentimento de "cidade maravilhosa". Seja Bem Vindo!
















Sukkah - A sombra da Fé





A Sukkah varia de tamanho, decoração e lugar. 





Jerusalém



Londres



USA


"Os preparos para festa de Sucot começam imediatamente após Yom Kipur, com o início da construção de frágeis e temporárias cabanas, as sucot (plural de sucá), dentro da quais, durante os sete dias da duração da festa, nós, judeus, devemos fazer nossas refeições e até mesmo dormir. O teto de uma sucá é feito de galhos ou plantas verdes, finos o bastante para deixar passar a chuva e permitir-nos avistar, através de seus orifícios, o brilho das estrelas. 

A sucá serve para nos lembrar as dificuldades e intempéries enfrentadas pelos Filhos de Israel, após a saída do Egito, durante a travessia pelo deserto até a chegada na Terra Prometida. Lembra-nos também dos milagres que D'us realizou durante tão longo período, 

A sucá é denominada pelos nossos sábios de Tselá Demehemenutá - a sombra da fé, pois ao entrar dentro de uma sucá, demonstramos que toda nossa fé e segurança estão depositadas nas mãos do Criador. Ao deixar o conforto de nossas casas e a segurança de nossos lares, é lá, sob as folhas da sucá, que nos conscientizamos de nossas próprias limitações..."





domingo, 20 de setembro de 2015

Tempestade de Areia em Israel









Jerusalém (foto de Felipe Wolokita)

Jerusalém

Tel-Aviv (foto de Bruno Stolnicki)

http://www.conexaoisrael.org/

Tempestade de areia descoloriu o céu azul de Israel.






domingo, 13 de setembro de 2015

Um novo ano se inicia - 5776


O Estado de Israel começa hoje um novo ano. Que 5776 seja um ano de paz e prosperidade, não somente para todo povo judaico, mas também para todo aquele que ama e respeita a nação, sua fé e suas tradições. Chag Sameach.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Alimentos Simbólicos de Rosh Hashaná




Alimentos e seu Simbolismo

Mergulhamos maçãs em mel ou açucar para significar nosso desejo por um ano novo doce. Comemos diferentes vegetais cujos nomes são uma alusão ao bem.

Comemos cenouras, que em yidish são "mehren", que significa 'aumento'. Pedimos ao Todo Poderoso que nossos méritos sejam aumentados.

Comemos alho-poró, que em aramaico são "karasai", que também significa 'cortar'. Pedimos que HaShem 'corte' nossos inimigos.

Comemos beterrabas, em aramaico "silka", também significando 'remova e reze para que nossas adversários sejam removidos"

Comemos tâmaras, em aramaico "tamrai" e pedimos a deus que nosso inimigos sejam consumidos (yetamu).

Comemos cabaças (abóbora, abobrinha), em aramaico "kara", e pedimos que o Todo-Poderoso rasgue (kara) nossas sentenças e proclame (kara) nossos méritos.

Comemos romãs e pedimos que nossos méritos sejam numerosos como as sementes da romã.

Comemos cabeça de peixe, com um pedido de que sejamos frutíferos e que nos multipliquemos como peixes.

Comemos (ou ao menos mencionamos) cabeça de cordeiro, com o desejo de que o Povo Judeu possa ser o cabeça entre as nações.

Fonte: Aish HaTora