Se você ama a semente de papoula clássico, ou quer se superar com baunilha e recheio de chocolate, ou caramelo saboroso, ou o chocolate clássico favorito, aqui estão quatro receitas para o Purim Hamantaschen.
Purim é uma data muito importante. Marca um dos episódios da história do povo de Israel em que conseguiu a vitória contra um inimigo cruel chamado Hamã. Este tinha um coração perverso e um espírito vingativo e intentou um plano para matar todos os judeus.
Toda essa história teria um final triste se não fosse a potente mão do Eterno em favor do seu povo. A astúcia de Mardoqueu junto a rainha Ester, a destreza da jovem em apelar junto ao rei pelo seu povo, também foram decisões importantes para o desfecho da história.
Estamos a poucos dias da comemoração dessa data que em tempos modernos não perdeu a sua excelência. Não por ser apenas mais uma data festiva, mas pelo que representa para o povo judeu.
Purim significa sortes (Plural). Observamos vários fatos importantes no decorrer do texto bíblico. Atitudes, sentimentos, conceitos religiosos se alternam. A jovem Hadassa tinha que tomar uma atitude, e ela não se acovardou, não se omitiu.
Mas o que me chama atenção no texto? Uma ação conjunta desde os mais simpleces até a realeza. Todos se conscientizaram do perigo e se despuseram a orar e jejuar ao Senhor, para que Ele desse o livramento.
Hoje, Purim é comemorado com alegria, com máscaras, fantasias, e festa nas ruas.
Tanto em Israel como nas comunidades ao redor do mundo há regozijo pela vitória alcançada, pela sobrevivencia de nossos antepassados.
Hoje, Hamã é apenas uma sombra, uma mancha na História. Mas o Povo de Israel vive!
Marion Vaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário