sábado, 26 de janeiro de 2013

Tu BiShvat



 
 
Devido a variedade climática de Israel, incluindo climas desértico, subtropical e mediterrâneo, plantas de diversas regiões do mundo podem se adaptar facilmente a este habitat. É interessante notar que algumas frutas consideradas típicas da região ficaram conhecidas como cartão de visita do país, como as laranjas de Iafo, trazida para Israel pelos chineses, no século XVI. Entre as árvores, o eucalipto e a casuarina vieram da Índia.

Em Tu BiShvat de 1949, Jerusalém foi cercada pela "Floresta dos Defensores", em memória aos caídos na Guerra da Independência. A primeira árvore desta floresta foi plantada pelo primeiro ministro David Ben Gurion.

Este dia também marcou o início da primeira sessão do Knesset, que celebra seu próprio aniversário em Tu BiShvat.

É o início de um "Ano Novo das Árvores."  Essa é a estação na qual os primeiros brotos das árvores na Terra Santa emergem de seu sono invernal, e começam um novo ciclo de produção frutífera.
Em Tu BiShvat é costume:
  • Comer frutas na terra de Israel
  • Comer uma nova fruta, para que seja feita a benção shehecheianu


  • Trigo e tâmaras
    Se o mundo não precisasse de você e você não precisasse deste mundo, você jamais teria vindo para cá. D'us não joga Seu precioso filho na dor desta jornada sem um propósito.

    É possível que você não possa ver uma razão. Que poderia vir como nenhuma surpresa - que uma criatura não consiga compreender o plano de seu Criador. Apesar disso, ao final os frutos de seu trabalho desabrocharão para que todos vejam.




    Alguns crescem como o trigo do campo, irrompendo do solo e amadurecendo em uma única estação. Mas sua produção é tamanha que deve ser descascada, moída e refinada e amassada e assada, antes de fazer bem ao mundo - e muito pode ser posto de lado.



    Outros crescem como a tamareira, que pode amadurecer por setenta anos antes que chegue seu primeiro fruto. Mas é seu fruto que é doce e satisfatório para a mão que o apanha, e todas as partes da palmeira e de seu fruto têm algo de valor a oferecer.   Semeie. Os frutos virão.

    Fontes: 

    Da sabedoria do Lubavitcher Rebe; palavras e condensação por Tzvi Freeman

    http://www.webjudaica.com.br/


     


     

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário