Rosh Hashaná (literalmente, "cabeça do ano"), um dos dias solenes no calendário judaico, também é chamado de:
Rosh Hashaná é observado no princípio do sétimo mês hebraico, Tishrei, durante dois dias.
Enquanto Nissan é declarado na Bíblia como o primeiro mês do ano, Tishrei veio a ser considerado como o começo do ano civil, pois este foi o mês da Criação e nele que o ano do jubileu começou, quando foram libertados os escravos e toda a propriedade foi restabelecida aos donos originais. Origem Rosh Hashaná é definida no seguinte verso bíblico: "No sétimo mês, no primeiro dia do mês, será um descanso solene para vocês, uma comemoração proclamada com o toque do shofar (trompete feita de chifres), uma convocação santa...." Em contraste com os outros festivais, Rosh Hashaná não tem uma base na história nem na agricultura. O conceito do ano novo como "Iom Hadin", Dia de Julgamento, quando toda a espécie humana é julgada pelo Criador e o destino de cada indivíduo encontra seu lugar no Livro da Vida, é de origem de rabínica, baseada nos versos seguintes: "Toque o chifre à lua nova, À lua cheia de nosso dia de festa. Pois isto é um estatuto de Israel, Um (dia de) julgamento pelo D'us de Jacob." (Salmos 81:4,5) Observância Ao longo do mês de Elul, que precede Rosh Hashaná, muitos Judeus se ocupam de várias preparações espirituais durante as Grandes Dias Santos.
Os cartões de ano novo, expressando desejos de um ano bom e doce, são enviado aos parentes e amigos. Também é habitual aos fiéis cumprimentarem uns aos outros após o serviço da véspera de Rosh Hashaná com a expressão hebraica "Leshaná Tová Tikatevu Vetichatemu" (literalmente, que seja escrito e selado para um ano bom), respondida com "Gam Atá" (O mesmo para você). Em Casa Os costumes e cerimônias em casa também refletem preocupação com o sucesso do ano próximo:
Meditação privada Na tarde do primeiro dia de Rosh Hashaná, muitos Judeus vão para as margens de um rio e recitam versos dos profetas e outras fontes apropriadas. Esta cerimônia simboliza uma pessoa lançando (TASHLICH) seus pecados nas profundidades da água. Os Dez Dias de Penitência Rosh Hashaná inicia os Dez Dias de Penitência (Asseret Iemei Tshuvá), o período mais solene do calendário judaico, um tempo fixo a parte para contemplação sincera e arrependimento. O Shabat que ocorre durante estes dez dias é chamado "Shabat de Arrependimento" (Shabat Shuvá), pois a porção profética (Haftará) lida no serviço matutino inicia-se com a palavra Shuvá (literalmente, "Retorno") - uma exortação para o Povo de Israel para voltar a D'us. | ||||
|
"Ouve, Senhor, a justa causa; atende ao meu clamor; dá ouvidos à minha oração, que não é proferida por lábios enganosos. Da tua Presença saia a minha setença; vejam os teus olhos a retidão. Sondaste o meu coração visitaste-me de noite; examinaste e nada achaste; determinado estou a não transgredir por minha boca. Quanto às ações dos homens, pela palavra dos teus lábios, eu me tenho guardado dos caminhos do destruidor. Mantém os meus passos apegados às tuas veredas, para que não resvalem os meus pés. Eu te invoco, porque me responderás, ó Deus; inclina a mim os teus ouvidos e ouve as minhas palavras. Demonstra a tua benegnidade maravilhosa, ó Tu que por tua destra salvas os que em Ti se refugiam contra adversários. Preserva-me como a menina do olho, esconde-me à sombra das tuas asas por causa dos ímpios que desejam aniquilar-me, meus mortais inimigos que me cercam... "
Fonte:
Ritual de Orações de ROX-HA-XANÁ
Página 4 Salmos Penitenciais
Tradução de Davi José Perez
União Israeleita Shel Guemilut Hassadim
Ed. Monte Scopus - Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário