domingo, 31 de maio de 2015

domingo, 24 de maio de 2015

Shabus - Transportes em Israel -






Um sistema de transporte cooperativo chamado Shabus começou a operar no último sábado em Jerusalém. Então achei interessante blogar esta matéria. Viste os sites mencionados para mais informações.

Resultado de imagem para transportes em israel

Israel é um país pequeno, por isso é fácil ir de um lugar a outro em um espaço de tempo relativamente curto.  O transporte público é conveniente e você pode chegar a quase qualquer destino por um preço razoável. 
A empresa Israel Railways opera um serviço de trens conveniente e barato.  Também é possível andar de taxi, mas é mais caro, especialmente para viagens interurbanas.   Por isso é preferível usar serviços de taxi compartilhado. 

Várias empresas fornecem voos domésticos entre Eilat e o Aeroporto de Ben Gurion, Aeroporto Sde Dov no norte de Tel Aviv ou Haifa, mas esses voos são mais caros.

Os ônibus são a forma de transporte público mais popular de Israel, tanto para o transporte local quanto para as viagens entre cidades.  A empresa de ônibus Egged opera a maioria das linhas de ônibus interurbanos, além do serviço local na maior parte das maiores cidades.








O transporte local e interurbano na área de Gush Dan (Tel Aviv e arredores) é fornecido pela empresa de ônibus Dan.   O serviço de ônibus em Be'er Sheva e Nazaré é fornecido por empresas particulares.  O preço para todas as linhas de ônibus é razoável, os ônibus são confortáveis e geralmente têm ar-condicionado, e há um serviço regular e frequente.

As passagens podem ser compradas em cabinas nas rodoviárias em cada cidade ou com o motorista.  A maior parte das linhas de ônibus não funciona no Shabat (sábado) e nas festas judaicas.  O serviço termina na sexta-feira a tarde e reinicia no sábado à noite. 

Estudantes têm direito a descontos nas linhas interurbanas.  Para receber um desconto eles devem apresentar uma carteira de estudante internacional na compra das passagens.

O serviço de táxi local e interurbano está disponível para qualquer ponto do país.   As corridas dentro das cidades são cobradas de acordo com o taxímetro.   As corridas interurbanas têm preços padrão e que são determinados pelo Ministério do Transporte.  Recomenda-se checar qual é a tarifa. Os táxis podem ser pedidos por telefone em uma estação de taxi local ou podem ser parados nas ruas.  As tarifas noturnas custam 25% a mais que as tarifas normais. Essas tarifas também são aplicadas para o Shabat e os feriados. Os motoristas devem ligar o taxímetro para corridas dentro da cidade.  Não deixe que o motorista lhe convença a aceitar um preço acordado previamente se você não está familiarizado com os preços! 


Israel é um país pequeno e por isso só vale a pena voar entre Eilat e Tel Aviv. Várias empresas operam voos de Eilat ao Aeroporto de Ben Gurion ou Sde Dov no norte de Tel Aviv.  O preço das passagens é razoável, mas é muito mais alto que os preços dos ônibus. Há também empresas privadas que operam voos especiais de qualquer lugar do país,

"Desde a fundação do Estado de Israel, nenhum transporte coletivo é efetuado na Cidade Santa, o motivo é a alegação de que o seu funcionamento viola o Shabat.
Enquanto os mais nobres da cidade se dirigem por ela através de seus veículos particulares, milhares de pessoas de classe baixa e estudantes ficavam sem opção de transporte tendo que depender de carona ou táxi em bandeira 2.
No último sábado se iniciou mais um projeto Start-Up na cidade santa, após a criação de uma associação de pessoas que necessitam de transporte público, foi criada a primeira empresa em forma de cooperativa na Cidade Santa que por enquanto inclui apenas três mini-bus, mas que com certeza pode mudar a história do transporte público na capital de Israel. O projeto que é cooperativo utiliza uma empresa palestina de Jerusalém Oriental e os motoristas são todos árabes, porém a maioria absoluta dos membros da cooperativa são jovens judeus, principalmente estudantes.
Segundo o fundador da cooperativa Daniel De Shalit, as primeiras viagens foram rápidas, tranquilas e todos chegaram felizes em seus destinos.
O potencial deste tipo de inovação é muito grande, visto que o número dos locais de diversão, restaurantes e atrações têm crescido muito nos últimos anos na Cidade Santa. O nome do novo serviço se chama Shabus, e para que as pessoas tenham acesso a ele, é necessário uma filiação com uma assinatura bi-anual de apenas 50 shekels e o pagamento por cada viagem não ultrapassará a 12 shekels."

Visite o site http://www.goisrael.com.br/

http://www.cafetorah.com/



Shavuot - Festa das Primícias





'Shavuot' significa 'semanas' em hebraico. Isto se refere às 7 semanas que contamos desde o segundo dia de Pessach (quando uma oferenda de cevada era levada ao Templo Sagrado, em Jerusalém) até a Festa de Shavuot. É, também, um dos três Regalim (Pessach e Sucot são os outros dois), onde, na época em que o Beth Hamikdash, o Grande Templo Sagrado, ali estava erguido, cada homem na Terra de Israel tinha a obrigação de viajar para Jerusalém para celebrar esta festividade. 



domingo, 17 de maio de 2015

Jerusalém Unificada











Jerusalém Unificada - Durante a Guerra dos Seis Dias, Israel unificou Jerusalém, reafirmando a cidade como sua capital única e eterna. A partir de então, foi concedido direito para que pessoas de todas as religiões tivessem acesso aos seus locais sagrados. A cidade recebe milhares de visitantes todos os anos, mas além do roteiro turístico que abrange todos os locais sagrados e suas rotas que dão vida as passagens bíblicas, a cidade também tem inúmeros atrativos para a população.


Kotel 

O prefeito Nir Barkat tem se empenhado e desenvolvido um ótimo trabalho. A cidade cresceu nestes últimos anos e muitos bairros estão em pleno desenvolvimento. Atividades de várias modalidades também colocam Jerusalém a frente como uma cidade moderna e envolvente. 




Além do vínculo religioso e espiritual que a cidade tem com o povo judaico, Jerusalém inspira multidões a colocar a fé em prática e ao reencontro com D-us. Uma cidade que emerge do passado, com sua história, com seus locais sagrados, para uma realidade crescente e um olhar para o futuro.

Iom Yerushalaim é um dia para se comemorar, para se festejar, para celebrar a reunificação da cidade e sua eterna presença no cenário mundial. Jerusalém - símbolo de força e sobrevivência, lugar em "D-us escolheu para Nela colocar o seu nome para sempre" conforme nos mostra o texto sagrado. 








Yom Yerushalaim Sameach.


Visite o site http://www.viajeparaisrael.com.br/site/


sábado, 2 de maio de 2015

Theodor Herzl - o Homem que ousou sonhar com um Estado Judeu


Nascido a 02 de maio de 1860


Monte Herzl


Em 1895 ele escreveu "O Estado Judeu". A principal ideia do livro era que a melhor maneira de nascer um estado judeu era formar um congresso sionista formado apenas por judeus. Da ideia partiu para a prática e, pouco tempo depois, já havia formado o "Sionismo Político". No dia 29 de agosto de 1897 foi realizado o Primeiro Congresso Sionista desde a diáspora, em Basileia. Durante o congresso foi criada a Organização Sionista Mundial, e Herzl foi eleito presidente. A certeza era tanta que chegou a declarar: "Em Basileia eu fundei o Estado Judeu..." 

O sonho tornou-se realidade em 14 de maio de 1948





sexta-feira, 1 de maio de 2015

Israel envia ajuda ao Nepal

Foto: IDF

Créditos da foto IDF

Foto: IDF

Créditos da foto IDF

Bandeira israelense no Nepal

Um forte terremoto devastou o Nepal no último sábado (25). As vítimas estão em desalento, com 62o4 mortos e mais de 13..932 feridos e desabrigados. Os 28 milhões de pessoas que vivem no Nepal foram afetados pela catástrofe e mais de 1,7 milhão são crianças. Israel enviou uma equipe médica de soldados israelenses para ajudar nas buscas pelos sobreviventes e no cuidado com os feridos. 






Créditos dos fotos acima Blog Shalom Israel 

Foto: Gadi Yampel / IDF

Foto: Gadi Yampel / IDF

créditos das fotos Gadi Yampel / IDF
Soldados israelenses realizam parto em meio a tragédia no Nepal



Créditos das fotos: IDF

Israel enviou o seu primeiro avião de resgate do Comando do IDF logo no domingo, 26 de Abril. Mais tarde, foram enviados outros três aviões da força aérea com equipamento de emergência. Uma delegação de médicos e paramédicos Israelitas voou também no domingo. Dois aviões da El-Al levaram mais de 200 médicos, engenheiros de saneamento, técnicos de máquinas, bem como equipamentos médicos, incluindo tanques de oxigênio, ventiladores médicos, máquinas de raios-X, medicamentos e equipamentos de engenharia. 




Além da ajuda humanitária de urgência, Israel garantiu que irá prestar todo o auxílio para a reconstrução do Nepal, por meio da agência israelense de desenvolvimento da cooperação internacional, o Mashav.


Obter direitos autorais para publicação das fotos no  link http://fotospublicas.com/israel-envia-ajuda-ao-nepal/  ou
http://fotospublicas.com/soldados-israelenses-realizam-parto-em-meio-a-tragedia-do-nepal/