O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu coloca uma coroa de flores na cerimônia de recordação do Holocausto no "Yad Vashem".
Data Hebraica: 26 de Nissan de 5774 Data: 26 / Abril / 2014 Dia de Memória do Holocauto, decretado pelo governo de Israel na data em que aconteceu o Levante do Gueto de Varsóvia, para lembrar e homenagear as 6 milhões de vítimas do Holocausto nazista durante a 2a Guerra Mundial. A mais famosa tentativa foi o Levante do Gueto de Varsóvia. Em 19 de abril de 1943, os nazistas começaram a liquidação do gueto - isto é, o embarque de judeus para Auschwitz - e se defrontaram com resistência armada. Mordechai Anielewicz, o líder de 23 anos do Levante do Gueto de Varsóvia, escreveu em sua última carta (datada de 23 Abril de 1943): "O que aconteceu está além dos nossos sonhos mais selvagens. Duas vezes os alemães fugiram de nosso gueto. Uma de nossas companhias resistiu por quarenta minutos, e a outra, por mais de seis horas... Não tenho palavras para descrever-lhes as condições em que os judeus estão vivendo. Apenas alguns escolhidos vão resistir; mais cedo ou mais tarde, todo o resto perecerá. A morte esta lançada. Nos abrigos em que nossos camaradas estão se escondendo, nem mesmo uma vela pode ser acesa devido à falta de ar... O principal é: O sonho da minha vida se tornou realidade: Eu vivi para ver a resistência judaica no gueto, em toda sua grandeza e glória."
Israel para em homenagem as 6 milhões de vítimas do Holocausto
|
Este blog é dedicado a todos aqueles que nutrem um sentimento especial pelo Estado de Israel e respeitam o povo judeu e todos os seus costumes e tradições e amam Jerusalém como a cidade que Deus escolheu, para nela por o seu nome para sempre,
sábado, 26 de abril de 2014
Em Memória de 6 milhões de pessoas
segunda-feira, 14 de abril de 2014
Pessach - A Festa da Liberdade
Na tradição judaica e na história, Pessach é uma das festas caracterizadas por sua diversidade e seus vários significados. É uma festa que comemora saída da escravidão e o Êxodo do Egito; é a festa de unidade nacional do nosso povo no caldeirão da angústia e salvação; a festa da grandeza da família Judaica que conhece a maravilha de estar junta como uma família; é a festa da primavera, na qual o florescimento da natureza simboliza a renovação e o despertar de um povo que se encanta com a vida. Acima de tudo é a festa de liberdade, a liberdade de cada Judeu e a liberdade do povo Judeu.
E Moisés disse ao povo: Lembre-se deste dia no qual saiu do Egito, da escravidão; pois por força de sua mão, D'us te tirou daquele lugar, e nenhum pão fermentado será comido. Você está se libertando neste dia do mês de Aviv. Assim, quando D'us o levar para a terra dos Canaanitas, dos Hititas, dos Amoritas, dos Hivitas, e dos Jebuseus, que Ele jurou a seus pais lhes dar, uma terra onde flui o leite e o mel, você manterá este serviço neste mês. Sete dias você comerá pão sem levedura, e no sétimo dia será uma festa de homenagem a D'us. (Shemot 12, 3-6)
quarta-feira, 2 de abril de 2014
Protesto em Jerusalém
Protesto de ultra ortodoxos contra serviço militar paralisou Jerusalém no início do mês de março.
Milhares de judeus ultra ortodoxos realizam um protesto em Jerusalém contra um projeto de lei do governo do Primeiro Ministro Benjamin Netanyahu que prevê a obrigatoriedade de alistamento no exército israelense.
Estes jovens estavam isentos do serviço militar desde 1948, para poder prosseguir com os estudos religiosos. No entanto, com o tempo a situação gerou a indignação do resto da população e irritou israelenses seculares que dizem que os ultra ortodoxos não estão fazendo a sua parte para a sociedade.
Cerca de 500 mil pessoas participaram da manifestação em Jerusalém, o que mostrou a força dos rabinos, que conseguiram, em apenas 4 dias, mobilizar cerca de metade do público religioso para o protesto. Eles bloquearam estradas de acesso à cidade e paralisaram diversos serviços.
Brasil reforça segurança da Copa com drone israelense
"A Copa do Mundo no Brasil terá o reforço de mais um drone comprado por US$ 8 milhões (equivalente a R$ 18 milhões) junto ao Exército de Israel.
Drones (ou Vant, Veículo Aéreo Não Tripulado) são veículos aéreos não tripulados, manipulados por controle remoto e que estão sendo muito utilizados recentemente, principalmente pelas forças de segurança dos Estados Unidos e de Israel."
Fonte: http://revistashalom.wordpress.com/
Mulher israelense inventa suporte para ajudar filho com deficiência
Os primeiros passos.
"Uma invenção de uma mãe israelense cujo filho tem paralisia cerebral pode em breve ajudar as crianças com comprometimento motor em todo o mundo a dar os primeiros passos.
Quando o filho de Debby Elnatan, Rotem, tinha dois anos, ela queria desesperadamente que ele fosse capaz de explorar o mundo como outras crianças. Em sua determinação de fazê-lo ficar de pé, ela inventou um dispositivo agora conhecido como “Firefly Upsee “, que tornou possível para eles caminharem juntos.
Agora, com a ajuda de uma empresa na Irlanda do Norte, ela está tornando sua invenção disponível globalmente."
Fonte: http://revistashalom.wordpress.com/
Fonte: http://revistashalom.wordpress.com/