sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Simchat Torá






A cada semana um trecho da Torá é lido nas sinagogas. Em Simchat Torá celebra-se o término do ciclo, e no Shabat seguinte a leitura recomeça, pela parashat Bereshit.

Nas yeshivot, escolas de estudos judaicos, e nas congregações onde a juventude tradicional predomina, a cantoria e dança que acompanham as hacafot podem durar por muitas horas. Muitas vezes são continuadas para o lado de fora da sinagoga, oferecendo cenas de alegria e extase.

Crianças pequenas geralmente recebem bandeiras decorativas, ou rolos da Torá em miniatura para seguirem os rolos da Torá nas procissões

 

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Hoshaná Rabá



O sétimo dia de Sucot é chamado Hoshaná Rabá  (Grande Hoshaná) sendo considerado o último dia do "julgamento" Divino no qual o destino do novo ano é determinado.

O Salmo L'David Hashem Ori, que tem sido acrescentado à nossa prece diária desde 1º de Elul, é recitado nesta data pela última vez.

Leis e costumes

Estudo noturno

        Costuma-se permanecer acordado na noite de Hoshaná Rabá (este ano, na noite entre domingo e segunda-feira) e estudar Torá. Recitamos todo o Livro de Devarim e o Livro de Tehilim. Em algumas congregações é costume para o Gabai distribuir maçãs (significando um ano doce) para todos.Na noite de Hoshaná Rabá é costume ficar de vigília, recitando Salmos e Ticun (coletânea de trechos das Sagradas Escrituras especialmente compilados).



Salgueiro e hoshanot

        Além das Quatro Espécies usadas a cada dia de Sucot, é uma "mitsvá rabínica", datando da época dos Profetas, segurar um aravá adicional, ou salgueiro, no sétimo dia de Sucot. No Templo Sagrado, grandes ramos de salgueiro com 6 metros eram colocados ao redor do altar. Atualmente, fazemos um feixe com cinco ramos de salgueiro e os carregamos junto com as Quatro Espécies ao redor da mesa de leitura da sinagoga durante as preces Hoshaanot, das quais recitamos hoje uma versão mais completa, fazendo sete circuitos ao redor da bimá (em vez do único que é feito diariamente). Na conclusão de Hoshaanot golpeamos o chão cinco vezes com o feixe de salgueiro, simbolizando "amenizar as cinco medidas de severidade".


Refeição

        Uma refeição festiva no almoço é feita na sucá. Mergulhamos o pão no mel (como fazemos em toda refeição festiva desde Rosh Hashaná) pela última vez. Hoje também é a última ocasião na qual recitamos a bênção especial para comer na sucá. pois o mandamento bíblico de habitar na sucá é apenas para sete dias (embora seja prática em muitas comunidades – e este é o costume Chabad – de comer na sucá também no oitavo dia, Shemini Atsêret).


Fonte         
http://www.chabad.org.br/datas/sucot/suc017.html
 

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Sucot - Significado e Celebração

 

 
Qual o Significado de Sucot e Como é Celebrada?

Sucot significa "cabanas". Durante 40 anos vagando pelo deserto, nós vivemos em Sucot. Nós somos ordenados (confira em Vaikra 22:33-44) neste feriado a fazer da Suca nossa residência principal: comer, dormir, estudar Torá e passar nosso tempo nela. Se for muito incômodo ficar na Suca - por motivo de chuva ou coisas do gênero - então a pessoa esta liberada da obrigação de habitar a Sucá. Dependendo das condições climáticas, tentamos, no mínimo, comer na Sucá. Também somos ordenados a agitar os Arbaat Haminim, as 4 Espécies, que têm muitos significados místicos e profundos, entre eles: que o Todo-Poderoso controla todo o mundo, os ventos, as forças naturais e tudo o mais; e que todos os Judeus estão interligados como um único Povo, sejam eles pecadores ou santos, sábios ou ignorantes.

A mitsvá de habitarmos a Sucá nos ensina a confiar em D'us. Todos nós temos a tendência a pensar que nossas posses, nosso dinheiro, nossos lares ou nossa inteligência nos protegerão. Na Sucá estamos expostos à natureza, numa cabana temporária. Viver numa Sucá coloca a vida em sua verdadeira perspectiva. Nossa história tem provado isto. Nossa fé precisa ser somente em D'us.
 
 
 

Sucot é chamada de Zman Simchateinu, a época de nossa alegria. Alegria é diferente de felicidade. Felicidade é estarmos satisfeitos com o que temos. Alegria é o prazer de anteciparmos um bem futuro. Se confiarmos em D'us e acreditarmos que tudo o que Ele faz é para o nosso bem, conheceremos então grandes alegrias em nossas vidas!

Sucot é um dos Shalosh Regalim, os 3 Festivais (os outros dois são Pessach e Shavuot), quando a Torá ordena a todos os que moram em Israel a deixar seus lares e virem a Jerusalém, celebrar a festividade no Templo Sagrado. Nos últimos 2.000 anos, desde a destruição do Templo Sagrado, estivemos incapacitados de cumprir esta mitsvá.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Iom Kippur


Iom Kipur está chegando



Introdução

Os Dez Dias de Penitência culminam com Iom Kipur, o Dia do Julgamento. Observado no décimo dia de Tishrei com o dia mais sagrado do calendário judaico, ficou conhecido como o Sábado de todos os Sábados.

Origem

"E será um estatuto para sempre, entre vocês, que no sétimo mês, no décimo dia do mês, vocês deverão afligir suas almas, e não farão nenhuma forma de trabalho... Pois nesse dia, o julgamento será feito sobre vós, para limpar-vos de todos os seus pecados, vocês deverão estar limpos perante o Senhor. É um Shabat de descanso solene sobre vós..."
(Levítico 16:29-31)

"Vocês deverão afligir suas almas" é interpretado como dever de se abster de qualquer comida e bebida, através do jejum, neste dia.

Observância

A véspera de Iom Kipur, considerada um dia santo, traz sentimentos mistos de alegria e solenidade.

Este dia é marcado por generosas doações: o dinheiro usado na cerimônia de kaparot, remanescente das oferendas nos tempos do Templo, é doado para a caridade. Kearot (pratos) são colocados na sinagoga, como lembrete da assembléia de congregantes nos serviços vespertinos, já coberto com os Talitot (mantos de oração).

Neste período, o perdão é buscado daqueles que possamos ter magoado ou ferido, tanto propositalmente quando inadvertidamente, e a paz deve ser estabelecida entre as partes.

A refeição anterior ao jejum é festiva. Ao terminá-la, o pai, ou os pais, abençoam seus filhos.

 
 
Iom Kipur, o Dia do Perdão, é o aniversário do dia em que Moshe trouxe as segundas Tábuas da Lei do Monte Sinai (as primeiras foram quebradas quando Moshe viu o povo idolatrando um bezerro de ouro). Isto significou que o Todo-Poderoso havia perdoado o Povo de Israel por terem feito idolatria. Dali para frente, este dia foi decretado como o dia para o perdão de nossos erros.
 
Entretanto, isto se refere às transgressões entre o homem e D'us. Transgressões entre o homem e seu semelhante requerem que se corrija o erro e se peça perdão pelo prejuízo acarretado. Somente então é que pedimos desculpa a D'us por ter ofendido nosso semelhante.
 

 
 

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Achados arqueológicos no Monte do Templo

O Primeiro Ministro Benjamin Netanyahu chamou esta noite a Dr. Eilat Mazar, da Universidade Hebraica na sequência de encontrar ouro e tesouros de barris o sete modelo, shofar e um rolo de Torá foi descoberto em escavações no sopé do Monte do Templo em Jerusalém.


 

sábado, 7 de setembro de 2013

Conflitos no Oriente Médio ameaçam Israel


Bateria antiaérea israelense posicionada em Haifa, na costa do Mar Mediterrâneo Foto: AFP


 Bateria antiaérea israelense posicionada em Haifa, na costa do Mar Mediterrâneo


A Síria vive um clima de caos fazendo uso inclusive de armas químicas contra a população civil e os EUA vão, possivelmente, intervir militarmente lá. O que ocorre é que a Síria ameaça retaliar Israel caso isto de fato aconteça e, como é óbvio Israel irá responder

Os habitantes do Norte de Israel começaram já a selar e vedar as janelas das suas casas com fitas adesivas adequadas e impermeáveis a qualquer ataque químico, fazendo-se testes às máscaras e outros equipamentos necessários para uma ocasião destas. Risco de que conflito se espalhe e de que Assad use armas químicas contra vizinhos põe em alerta israelenses, que correm para se prevenir. Os usuários faziam fila também nos postos de correio de todo o país, que servem como centros de distribuição para equipamento de proteção contra ataques químicos.

Israel distribui máscara para a população de maneira regular e essa "multidão correndo desesperada para pegar suas máscaras" na verdade, em sua grande maioria, são pessoas que já deveriam ter suas máscaras em casa.
 
 
 
 

 

Crise Cultural

Ultra ortodoxos que foram buscar suas máscaras de gás nos centros de distribuição ficaram indignados ao descobrir que não havia mais máscaras especiais para eles; Até dois anos atrás o governo fornecia máscaras especiais para homens ultra ortodoxos, que têm barbas grandes. As máscaras tinham um sistema de ventilador interno (movido a pilhas) e um grande espaço de plástico para os longos fios dos religiosos.


Fronteiras em risco



"Israel encontra-se no meio de 2 graves problemas: a Síria a Norte, em plena guerra civil e a caminho de sofrer um ataque de forças externas contra o seu governo e instalações militares, e o Egito, ao Sul, numa efervescente instabilidade, ainda que o atual exército tem demonstrado um sentido de cooperação nunca visto com as autoridades israelitas no que concerne ao controle da questão no Sinai, onde grupos e células terroristas se movimentam, tentando infiltrar-se em Israel e causar instabilidade no Egito, tendo sido prontamente combatidos pelo exército egípcio".

 
Soldado israelense


A isso se acrescentam as ameaças declaradas por parte de políticos sírios e iranianos: caso os Estados Unidos ataquem a Síria, Israel será o primeiro alvo dos ataques de represália, prometem. Até agora, Israel tem se mantido fora do sangrento conflito na Síria. Mas os EUA estão de prontidão.
 

 
Bombas MK-82 na base aérea americana de Incirlik, na Turquia


"Agora que estamos muito próximos de celebrar os 40 anos da Guerra do Yom Kippur (Outubro de 1973), vencida por Israel mas com imensas dificuldades iniciais e perda de muitas vidas, é importante que nos lembremos de orar por Israel, num dos momentos mais sensíveis da sua história recente, dando o nosso apoio e compreensão tão necessários neste período festivo em que muitos judeus se lembram e trazem à memória dos seus filhos os grandes feitos de Deus a favor do Seu povo".
 
"Faze o bem a Sião"
 
 
Fonte
 
 

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Rosh HaShaná está chegando

Em Rosh HaShaná são inscritos, e Iom Kipur selados: quantos deixarão a Terra, e quantos serão criados; quem viverá e quem morrerá; quem morrerá em sua hora predestinada, e quem morrerá antes da hora; quem por água e quem por fogo; quem pela besta, quem pela fome, quem pela sede, quem pela tempestade, quem pelas pragas, quem por estrangulação e quem por apedrejamento. Quem irá descansar e quem irá perambular, quem viverá em harmonia e quem não, quem desfrutará de tranquilidade, e quem sofrerá, quem empobrecerá e quem será feito rico, quem será degradado, e quem será exaltado.

Mas o arrependimento, a oração e a caridade podem remover qualquer decreto do mal.

Pois Seu nome representa misericórdia, e é assim que o Senhor será louvado: difícil de se enervar, e fácil de se apaziguar, pois o Senhor não deseja a morte mesmo de alguém que a mereça, o Senhor quer que ele se arrependa e viva. Até o dia de sua morte o Senhor o esperará; se ele se arrepender, o Senhor o aceitará imediatamente.







É verdade que o Senhor é o Criador, e o Senhor sabe a inclinação das pessoas. Pois somos carne e sangue. A origem do homem é o pó, e seu destino é retornar ao pó. Sua vida é gasta para que ganhe seu pão. Ele é como um ramo quebrado, grama que murcha, uma flor que desbota, uma sombra que passa, uma nuvem que se dissipa, um vento que sopra e declina, pó que voa e um sonho que desaparece.

Mas o Senhor é o Rei, o D'us vivo e eterno!



Não há alcance fixo para Seus anos, e não há nenhum final ao comprimento de Seus dias. É impossível calcular a carruagem angelical de Sua glória, ou esclarecer o poder do Seu nome. Seu nome é digno do Senhor, e o Senhor é digno de Seu nome, e o Senhor incluiu Seu nome em nosso nome.

Agir pelo poder de seu Nome, e mostrar a santidade de Seu Nome através desses que declaram a santidade de Seu Nome, pela glória de Seu Nome honrado e reverenciado, de acordo com o conselho dos Serafim (anjos sagrados), que declaram Seu Nome sagrado nos lugares mais sagrado. Assim faça esses com que esses que moram nas alturas e declaram Seu nome sagrado junto com esses que moram embaixo.


Talvez isto possa dar-lhe um gosto do sentimento e das emoções que nos tomam durante este período. A admiração e temor a D'us, e o conhecimento de que se nos arrependemos, D'us nos concederá uma vida melhor. Porque D'us quer que nos arrependamos.

Fonte: BeingJewish.Com