sexta-feira, 27 de abril de 2012

Yom Haatzmaut




Na quarta-feira, às 11 horas, uma sirene de dois minutos soou por todo o país para marcar o Dia Memorial, seguido por cerimônias em 43 cemitérios militares de Israel.


Chag Haatzmaut

Foi há 64 anos, mas parece que foi ontem, as cadeiras vieram emprestadas de cafés vizinhos, os microfones de um empório musical, e dois carpinteiros chamados às pressas ergueram o palco de madeira. 

O retrato de Theodor Herzl (a mais nobre das homenagens, em minha opinião)  foi colocado na parede em posição de destaque, com duas bandeiras gigantes mostrando a estrela de Davi (símbolo do povo judeu).


Os convites para a reunião já tinham sido impressos de véspera, mas só foram distribuídos na manhã do evento, acompanhados de um pedido de segredo. Ali, no Museu Nacional de Tel Aviv, na presença dos 250 convidados,  a história de Israel seria reescrita.

Poucas horas depois do Mandato Britânico na Palestina ter se encerrado, o local virou palco da mais importante cerimônia de Israel, depois de 1878 anos de espera.

O porta voz do Cerimonial David Ben Gurion leu em voz alta (E talvez acompanhada de certa emoção), a Declaração de  Independência do Estado de Israel.


"A cerimônia, transmitida pela Kol Yisrael, "a voz de Israel", tornada rádio oficial do novo estado sionista, provocou uma explosão incontida na população hebraica em todos os lugares da Palestina. Enquanto dentro do Museu Nacional de Tel-Aviv o público, emocionado, entoava a plenos pulmões o hino Hatikvah"

A multidão que cercava o local festou com alegria enquanto a resposta árabe estava sendo elaborada para o dia seguinte. 









 
A Guerra de Libertação durou pouco mais de um ano e Israel saiu vitorioso com a ajuda da Haganah.












Mas a corrida contra o tempo, batalha travada nos anos anteriores e legitimada pela declaração de Balfourd  (1917), não pois fim ao sonho de Herzl, nem a Hatikva (Esperança) do povo judeu de uma pátria em solo judeu.  




O apoio da Agência Judaica, os prós de alguns países e contra de outros, as investidas árabes e toda a burocracia que atrasava o processo de Partilha, definiu os sentimentos e acirrou a campanha a favor da criação do Estado judeu na Palestina.

Nos momentos decisivos, contatado por telefone em Nova York, Chaim Weizmann, chefe da Agência Judaica, declarou: “Proclamem o Estado, não importa o que aconteça!”

 
Assim nasceu o Estado de Israel em 14 de maio de 1948, em meio a guerras e projetos de segurança, retomando cidades e criando espaço físico para os judeus e refugiados que chegavam e chegariam ao longo dos anos  seguintes.













Hoje, olhando pela Internet e através das notícias no Haaretz e demais jornais de Israel e do mundo, o cerimonial com chefe de Estado e o Primeiro Ministro e todos os israelenses, e toda a alegria, 


 
e a bandeira nacional como símbolo de soberania fincada em todas as praças e rodovias e enfeitando casas, achamos tudo muito bonito e muito fácil.








Mas foi um processo longo e árduo para os pioneiros, transformar um pequeno pedaço de terra e manter a liberdade e com um agravante: contrariando parte do mundo existente. 

Hoje, de posse do território dado ao patriarca Avrahan, (ou pelo menos parte dele) Israel resurge no panorama global como uma imponente e próspera nação.


Mas olhando para o passado, para os Pioneiros, sentimos que temos uma dívida eterna àqueles que deram tudo de si para fincar raízes no solo judeu, foram eternos dias de labor, suor e sangue. A eles e seus descendentes dizemos de todo coração: Todah Raba!
 


Hoje comemoramos não como apenas uma festa judaica, não porque é um feriado para estar com a família, e que muitos israelenses fizeram piquenique, churrasco e lazer no Gan Independence, e outros que passearam e se divertiram nas praias ou em casa. Não!


Comemoramos porque fazemos parte de algo, que outrora era apenas um sonho, mas hoje é real. “Ontem” era uma ideia a ser discutida, elaborada, contrariada... guerreada... Hoje, se cumpri a letra do hino nacional: “nossas esperanças não estão perdidas...”  







Talvez hoje, como em toda História do povo judeu, e por causa de todos os conflitos e limitações que nos são impostas, não podemos afirmar que estamos vivendo plenamente nosso sonho, mas certamente hoje, podem afirmar nosso Haatzmaut  na “terra de Tzion e Yerushalaim”





Marion Vaz



Em 17 de Maio de 1948, Chaim Weizmann foi eleito Presidente do Conselho provisório e em 16 de fevereiro de 1949 (ou 17 de fevereiro), foi eleito como o primeiro presidente de Israel. Weizmann morreu em 9 de novembro de 1952









Fonte:  http://veja.abril.com.br/historia/israel/especial-capa-independencia-israel.shtml
http://www.haaretz.com/news/

 

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Aliah




Aliah, termo que em hebraico que literalmente significa "subida". É a palavra usada para designar o movimento dos judeus em direção à terra de Israel.
 
De acordo com a Lei do Retorno, todo judeu, seu cônjuge, filhos e netos têm o direito à Aliah. O termo "subida" está associado ao crescimento espiritual dos judeus que optam pela imigração, partindo de seu país de origem para Israel. 

De acordo com dados do Ministério israelense de Absorção de Imigrantes, houve, em 1999, 78,4 mil aliot. O número caiu para 61.542 em 2000, e voltou a cair no ano passado, para pouco mais de 44,6 mil pessoas. Entre 1989 e 2001, quase 1,1 milhão de judeus fizeram aliah, de todo o mundo.

No Brasil, nos últimos três anos, cerca de 600 pessoas emigraram para Israel. O processo todo é orientado pelo sheliach ("enviado") do departamento de aliah da Agência Judaica em Israel.

Aliah no Período Bíblico

A Bíblia hebraica conta que o patriarca Abraão veio para a Terra de Canaã com sua família e seguidores em aproximadamente 1800 AEC. Seu neto, Jacó desceu ao Egito com sua família, e depois de vários séculos, os israelitas voltaram para Canaã sob comando de Moisés e Josué.

Algumas décadas após a queda do Reino de Judá e o exílio babilônico do povo judeu, cerca de 50.000 judeus retornaram a Sião após a Declaração de Ciro de 538 AEC. O judeu sacerdotal e escriba Esdras levou os exilados judeus que vivem na Babilônia para sua casa na cidade de Jerusalém em 459 AEC. Outros voltaram ao longo da era do Segundo Templo.

Na antiguidade, os dois centros de aprendizagem rabínica foram Babilônia e da Terra de Israel. Durante todo o período  muitos judeus imigraram para babilônico da Terra de Israel e deixaram sua marca na vida lá, como rabinos e líderes. 




Era Comum
Os líderes da comunidade judaica, principalmente Karaite que viviam sob o domínio persa, exortou seus seguidores a se estabelecerem em Eretz Yisrael. Os caraítas estabeleceram em Jerusalém na encosta ocidental do Vale do Cedron. Durante este período, há evidências abundantes de peregrinações a Jerusalém por judeus de diversos países, principalmente no mês de Tishrei, na época do feriado de Sucot.

O número de judeus que retornavam à Terra de Israel aumentou significativamente entre os séculos 13 e 19, principalmente devido a um declínio geral no estado de judeus em toda a Europa e um aumento da perseguição religiosa. A expulsão dos judeus da Inglaterra (1290), França (1391), Áustria (1421) e Espanha, o decreto Alhambra (1492),  foram vistos por muitos como um sinal de se aproximar de redenção e contribuiu grandemente para o espírito messiânico do tempo.

Aliyah também foi estimulada durante este período pelo ressurgimento do fervor messiânico entre os judeus da França, Itália, Estados germânicos, Polônia, Rússia e África do Norte. A crença na vinda iminente do Messias judeu, a colheita de os exilados e os re-estabelecimento do reino de Israel encorajou muitas pessoas que tinham poucas opções para fazer a perigosa viagem até a Terra de Israel (Eretz Israel).

Pré-sionistas na Palestina se reuniram com vários graus de sucesso. Por exemplo, pouco se sabe sobre o destino de 1210 "aliá dos trezentos rabinos" e seus descendentes. Pensa-se que poucos sobreviveram às revoltas sangrentas causadas pela invasão dos cruzados em 1229 e sua posterior expulsão pelos muçulmanos em 1291.

Após a queda do Império Bizantino em 1453 e a expulsão dos judeus da Espanha (1492) e Portugal (1498), muitos judeus fizeram o seu caminho para a Terra Santa. Em seguida, a imigração nos séculos 18 e início do 19 de milhares de seguidores do cabalista e vários rabinos hassídicos, bem como os discípulos do Gaon de Vilna e os discípulos do Sofer Chattam, acrescentou consideravelmente para as populações judaicas em Jerusalém, Tiberíades, Hebron , e Safed.

Os sonhos messiânicos do Gaon de Vilna inspirou uma das maiores ondas pré-sionistas de imigração para Eretz Yisrael. Em 1808, centenas de discípulos do Gaon, conhecidos como Perushim, instalaram-se em Tiberias e Safed, e mais tarde formou o Núcleo da Yishuv  de Jerusalém.

Isso foi parte de um movimento maior de milhares de judeus de países como a Pérsia e Marrocos, Iêmen e Rússia, que se mudaram para Israel início na primeira década do século XIX. E em números ainda maiores após a conquista da região por Muhammad Ali do Egito em 1832. Todos atraídos pela expectativa da chegada do Messias no ano judaico 5600. Christian no ano de 1840, um movimento documentado em Redenção Apressar Arie Morgenstern.

Havia também aqueles que gostavam do místico britânico Laurence Oliphant que tentou alugar o Norte da Palestina para liquidar os judeus de lá (1879).

Na história sionista, as diferentes ondas de aliá, começando com a chegada do Biluim da Rússia em 1882, são categorizadas por data e país de origem dos imigrantes.

Entre 1882 e 1903 (Primeira Aliah) cerca de 35.000 judeus emigraram para a região sul-oeste da Síria, então uma província do Império Otomano. A maioria, pertencente ao Sião Hovevei e movimentos Bilu, veio do Império Russo com um número menor a partir do Iêmen. Muitos estabelecido comunidades agrícolas. Entre as cidades que estes indivíduos estabeleceram são Petah Tikva (já em 1878), Rishon LeZion, Rosh Pina, e Zikhron Ya'aqov.

Em 1882, os judeus iemenitas se estabeleceram em um subúrbio árabe de Jerusalém chamado Silwan localizado a sudeste das muralhas da Cidade Velha, nas encostas do Monte das Oliveiras

Entre 1904 e 1914, 40.000 judeus emigraram, principalmente da Rússia por causa dos  pogroms no sul-oeste da Síria e surtos de anti-semitismo no país. Este grupo, fortemente influenciado pelos ideais socialistas, estabeleceram o primeiro kibutz Degania, em 1909 e formado de auto-defesa organizações, tais como Hashomer, para combater a crescente hostilidade árabe e para ajudar os judeus para proteger suas comunidades de bandidos árabes.

O subúrbio de Jaffa, Ahuzat Bayit, se transformou na cidade de Tel Aviv. Durante este período, alguns dos fundamentos de um Estado-nação independente surgiram. A língua nacional hebraica foi revivida, jornais e literatura escrita em hebraico publicado; partidos políticos e organizações de trabalhadores foram estabelecidas. A Primeira Guerra Mundial terminou eficazmente o período da Segunda Aliyah.

Entre 1919 e 1923, 40.000 judeus, principalmente do Império Russo chegaram da Primeira Guerra Mundial, a conquista britânica da Palestina, o estabelecimento do mandato, e na Declaração de Balfour. Muitos deles foram pioneiros, conhecidos como halutzim, formados em agricultura e capaz de estabelecer uma auto economias sustentáveis. Apesar de quotas de imigração estabelecidas pela administração britânica, a população de judeus atingiria 90.000 até ao final deste período.

O Vale de Jezreel e os pântanos Hefer Plain foram drenados e convertidos para uso agrícola. Outras instituições nacionais surgiram: A Histadrut (Federação Geral do Trabalho); uma assembleia eleita; conselho nacional e da Haganá.

Entre 1924 e 1929 (Terceira e Quarta Aliah) 82.000 judeus chegaram, muitos como resultado de anti-semitismo na Polônia e na Hungria. As quotas de imigração dos Estados Unidos mantiveram os judeus fora. Este grupo continha muitas famílias de classe média que se mudaram para as cidades em crescimento, estabelecendo as pequenas empresas e indústria leve. Destes aproximadamente 23.000 deixaram o país.


Entre 1929 e 1939, com a ascensão do nazismo na Alemanha, uma nova onda de 250.000 imigrantes chegaram, a maioria deles, 174.000, chegou entre 1933 e 1936, após o qual as crescentes restrições à imigração pela imigração britânica fez  a clandestina e ilegal chamada Aliyah Bet.


A Quinta Aliyah foi novamente impulsionado principalmente da Europa Oriental, bem como profissionais liberais, médicos, advogados e professores, da Alemanha. Artistas refugiados introduzido Bauhaus (a Cidade Branca de Tel Aviv tem a maior concentração de arquitetura Bauhaus no mundo) e fundou a Orquestra Filarmônica da Palestina. Com a conclusão do porto de Haifa e refinarias de petróleo, uma indústria significativa foi adicionada à economia predominantemente agrícola. A população judaica chegou a 450.000 em 1940.

Ao mesmo tempo, as tensões entre árabes e judeus cresceram durante este período, levando a uma série de revoltas árabes contra os judeus em 1929, que deixou muitos mortos e resultou no despovoamento da comunidade judaica em Hebron. Isto foi seguido por mais violência durante a "Grande Levante" de 1936-1939.

Em resposta à tensão crescente entre as comunidades árabe e judaica casadas com os vários compromissos britânicos enfrentados no início da Segunda Guerra Mundial, o britânico emitiu o Livro Branco de 1939, que restringiu severamente a imigração judaica para 75.000 pessoas durante cinco anos. Isso serviu para criar um período relativamente pacífico de oito anos na Palestina enquanto, tragicamente, o Holocausto se desenrolou na Europa.

Pouco tempo após a sua ascensão ao poder, os nazistas negociaram o Ha'avara ou "Transfer" Acordo com sionistas em que 50.000 judeus e 100 milhões de dólares de seus ativos seria movido para a Palestina.

O governo britânico de imigração limitada judaica para a Palestina com quotas, e após a ascensão do nazismo ao poder na Alemanha, a imigração ilegal para a Palestina começou. A imigração ilegal era conhecido como Aliyah Bet ("imigração secundária"), ou Ha'apalah, e foi organizado pela Bet Le'aliyah Mossad, bem como pelo Irgun. A imigração foi feita principalmente por via marítima, e em menor medida por terra através do Iraque e da Síria.

Durante a Segunda Guerra Mundial e os anos que se seguiram até a independência, Bet Aliyah se tornou a forma principal da imigração judaica para a Palestina.

Depois da guerra, Berihah, uma organização de ex-guerrilheiros e combatentes do gueto foi o principal responsável para os judeus de contrabando da Polônia e da Europa Oriental para os portos italianos viajarem para a Palestina. Apesar dos esforços britânicos para conter a imigração ilegal, durante os 14 anos do seu funcionamento 110.000 judeus emigraram para a Palestina (Sexta Aliah - 1945-1948).

Em 1945, relatórios do Holocausto com os seus 6 milhões de judeus mortos, causou ódio em ​​muitos judeus na Palestina que abertamente contrariaram-se ao mandato britânico, e a imigração ilegal escalou rapidamente com muitos sobreviventes do Holocausto que se juntaram a Aliyah.

Depois Aposta Aliyah, o processo de numeração ou nomear aliyot indivíduo cessou, mas a imigração não. Uma grande onda de imigração de mais de meio milhão de judeus foram para Israel entre 1948 e 1950, muitos fugindo da perseguição renovada na Europa Oriental, e cada vez mais países árabes hostis.

Este período de imigração é frequentemente denominado kibbutz galuyot (literalmente, colheita de exilados), devido ao grande número de comunidades judaicas da diáspora que fizeram aliá. No entanto, kibbutz galuyot também pode se referir a aliá em geral.

Desde a fundação do Estado de Israel, a Agência Judaica para Israel foi mandatado como a organização responsável pela aliá na diáspora.

Aliyah para o Norte

Quem é elegível para Go North:
Participação no Programa do Norte Go é aberto a Olim que seriam elegíveis para NBN aceitação, e que tenham optado por se instalar na região Norte Go. Nefesh B'Nefesh está buscando candidatos que são bem adequadas para a resolução do Norte a partir de profissionais, sociais e perspectivas educacionais. As candidaturas para o programa irá ser cuidadosamente revistos, numa base caso a caso pela Comissão de Revisão NBN, e vai receber uma das seguintes respostas:

    * Aceitação total para o programa norte-Go, com uma doação
    * Aceitação total para Go North serviços, sem ajuda financeira
    * Em situações limitadas, os candidatos podem ser rejeitadas tanto para a assistência                 financeira e serviços

Enquanto NBN vai tomar decisões sobre a aceitação de um Oleh no Programa Norte Go, ele não pode fazer quaisquer garantias envolvendo a aceitação de Oleh em uma comunidade que exige um procedimento de comissão de aceitação.

Embora Vá para o norte se concentra em estimular Olim (imigrante)  para ir diretamente para o Norte de Israel, vamos considerar, em uma base limitada, os candidatos que já fizeram Aliyah em 2012 para outras áreas de Israel e deseja mover para o Norte. 

Nesses casos, os candidatos serão elegíveis para serviços Go do Norte, incluindo o emprego e orientação da comunidade, bem possível ajuda financeira adicional. Cada candidatura será analisada numa base individual.

Veja mais detalhes no link abaixo e como se candidatar ao Programa Norte Go e preencher a Go Norte  http://www.nbn.org.il/applications/go-north.html

“E Você? Quando vens para casa?”

Fonte das demais informações sobre Aliah: http://en.wikipedia.org/wiki/Aliyah


domingo, 22 de abril de 2012



No mês de julho de 1943, uma bandeira com a Estrela de David foi hasteada numa base militar inglesa na cidade de Bengazi. Embora não permitido pelos britânicos, esse evento assinalou informalmente, depois de dois mil anos, a criação de um exército totalmente judaico que se engajaria nas batalhas contra o nazismo.

Ler texto completo no http://www.morasha.com.br/

Histórias relacionadas ao Shoah


Pintura de 500 anos de idade

A matéria exposta no portal judaico da Ynet nos traz dois fatos interessantes relacionados ao shoah.

Em primeiro lugar essa pintura leiloada pelo governo francês durante a ocupação nazista na Segunda Guerra Mundial voltou para mãos de uma família judia que provou que foi  vendida ilegalmente.

Autoridades norte-americanas em Tallahassee na quarta-feira assinou a papelada para retornar aos representantes da família de Federico Gentili di Giuseppe essa pintura do século 16 que tem estilo barroco.

Ele morreu em 1940 pouco antes de os nazistas ocuparem a França. O governo de Vichy vendeu a pintura, mas a venda foi considerada ilegal.

A família planeja leiloar "Cristo carregando a cruz" no final deste ano. Ele pode ser arrematado por US $ 3,5 milhões.




Sobrevivente do Holocausto e uma boneca que salvou sua vida

Malka Springer, 82, doa uma boneca e diz ela a ajudou a sobreviver aos horrores do Holocausto

Sobrevivente do Holocausto Malka Springer comemorou seu 82 º aniversário. Desde a Segunda Guerra Mundial terminou, Malka reconstruiu sua vida, com sua própria família, e ainda assim manteve-se ligado a sua boneca de infância - que ela diz, ajudou-a a sobreviver à guerra.

Springer nasceu na Polônia em 1930 como Malka Chesher. Crescendo em um bairro não judeu, Malka não tinha permissão para ir ao jardim de infância ou brincar com as outras crianças. Sua irmã só tinha 10 anos mais velho, e Malka era a única criança na casa. "Os únicos amigos que eu tinha eram as minhas bonecas." Uma boneca especial acabou por ser especialmente importante.

 Martin Hecht perdeu a maior parte de sua família em Auschwitz. "Foi uma boneca muito pequeno", Malka lembra ", tinha o cabelo real e olhos que abriram e fecharam." Ela chamou de 'Heidi'. Quando a guerra estourou, Malka tinha 9 anos. Sua família fugiu para o leste, e Malka levou uma boneca com ela. Durante meses, a família caminhou para o leste até chegar a um campo de trabalho na Rússia.

Malka e seus pais sobreviveram à guerra, graças a sua irmã mais velha que se casou com um oficial do Exército Vermelho. O resto da família pereceu. Malka conheceu Yosef Springer depois que voltou para a Polônia. Eles se apaixonaram e decidiram se casar e vir para Israel em um navio de imigrantes ilegais ". Em Israel, eles construíram uma fazenda de gado leiteiro que os apoiou durante 40 anos.

"Depois que veio a Israel Yosef me diziam para jogar a boneca fora, mas eu não podia. Era um resto de minha casa, na Polónia, e eu insistia em mantê-la. Eu nem sequer deixar a minha filha para brincar com ele. Eu disse a ela o salvou minha boneca por isso devemos mantê-la segura. " Para este dia, o boneco permaneceu em excelente estado.

Malka disse que a princípio ela hesitou, mas depois ela percebeu que seria a melhor maneira de manter e honrar a boneca. "A primeira noite sem ele eu me senti mal, mas eu não me arrependo. Eu sei que está em boas mãos agora."


quinta-feira, 19 de abril de 2012


Official poster of Israel's Holocaust Rememberance Day (Yom Hashoah) 2012

O Que Torna o Holocausto Único na História?



O eminente filósofo judeu, Emil Fackenheim, apresenta uma descrição concisa das características que distinguem o Holocausto de outras bárbaries, em seu livro To Mend the World: Foundations of Post-Holocaust Jewish Thought.

* A "Solução Final" foi arquitetada para exterminar todos os judeus: homens, mulheres e crianças. Os únicos judeus que sobreviriam caso Hitler tivesse se saído vitorioso seriam aqueles que de alguma forma tivessem escapado de serem descobertos pelos nazistas.

* Ter nascido judeu (na verdade, a mera evidência de "sangue judaico") era suficiente para garantir punição e morte. Fackenheim nota que esta peculiaridade distinguia os judeus dos poloneses e russos, que foram mortos porque havia muitos deles, e dos "arianos", que não eram procurados a não ser que resolvessem se delatar. Com a possível exceção dos ciganos, ele conclui, os judeus foram o único povo a ser morto pelo mero "crime" de existir.

* O extermínio dos judeus não tinha explicação política ou econômica. Não era um meio para se chegar a um fim; era um fim por si só. O assassinato de judeus não era considerado parte do esforço de guerra, mas era o próprio esforço em si; assim, recursos que poderiam ter sido usados na guerra foram propositadamente dirigidos para o programa de extermínios.

* As pessoas que executaram a "solução final" eram cidadãos comuns. Fackenheim os chama de "detentores de trabalhos ordinários com um trabalho extraordinário". Não eram pervertidos ou sádicos. "Os que definiam o tom eram idealistas comuns, exceto que seus ideais eram de torturar e assassinar." Escreveu-se que a Alemanha era o modelo de sociedade civilizada. O que era perverso, então, era que os alemães podiam trabalhar o dia todo nos campos de concentração e então voltar para casa e ler Schiller e Goethe, ouvindo Beethoven, como se nada estivesse acontecendo.

Existem outros exemplos de assassinato em massa na história da humanidade, como as atrocidades cometidas por Pol Pot no Cambodja e a aniquilação dos armênios pelos turcos. Mas, de acordo com a argumentação de Fackenheim, nenhum destas catástrofes contém mais que uma única das quatro características acima.

Não é intenção fazer um campeonato mórbido de quem sofreu mais na História, mas é importante, no entanto, explicar porque o Holocausto é uma parte única da História da humanidade.

A política antissemita do nazismo - Holocausto - Shoah


Sob a doutrina racista do III Reich, cerca de 7,5 milhões de pessoas perderam a dignidade e a vida em campos de concentração, especialmente preparados para matar em escala industrial. Para os nazistas, aqueles que não possuíam sangue ariano não deveriam ser tratados como seres humanos.

A política antissemita do nazismo visou especialmente os Judeus, mas não poupou também ciganos, negros, homossexuais, comunistas e doentes mentais. Estima-se que entre 5,1 milhões e 6 milhões de Judeus tenham sido mortos durante a Segunda Guerra, o que representava na época cerca de 60% da população judaica da Europa. Foram assassinados ainda entre 220 mil e 500 mil ciganos.

O Tribunal de Nuremberg estimou em aproximadamente 275 mil os alemães considerados doentes incuráveis que foram executados, mas há estudos que indicam um número menor, cerca de 170 mil. Não há dados confiáveis a respeito do número de homossexuais, negros e comunistas mortos pelo regime nazista.

A perseguição do III Reich começou logo após a ascensão de Hitler ao poder, no dia 30 de janeiro de 1933. Ele extinguiu partidos políticos, instalou o monopartidarismo e passou a agir duramente contra os opositores do regime, que eram levados a campos de concentração - em março de 1933 já havia 25 mil presos no campo de Dachau, no sul da Alemanha. Livros de autores Judeus e comunistas - entre eles Freud, Marx e Einstein - foram queimados em praça pública. 

A intelectualidade, acuada, só assistia - o Führer tinha o hábito de reprimir violentamente qualquer manifestação de protesto. Os condenados sofriam torturas, eram obrigados a fazer trabalhos forçados ou acabavam morrendo por fome ou doença. Eram também considerados inimigos do III Reich os comunistas, pacifistas e testemunhas de Jeová.

Um mês após H* ter assumido o poder foram baixadas leis anti-judaicas iniciando o boicote econômico. Após a expulsão dos Judeus poloneses da Alemanha, um jovem repatriado, Herschel Grynspan, assassinou em Paris o secretário da embaixada alemã, Ernst von Rath. Isso detonou entre os dias 9 e 11 de novembro de 1938 uma série de perseguições que ficaram conhecidas como a Noite dos Cristais.

Centenas de sinagogas foram incendiadas, 20 mil Judeus foram levados a campos de concentração e 91 foram mortos, segundo informações de fontes alemãs. Cerca de 7 mil lojas foram destruídas e os Judeus ainda foram condenados a pagar uma multa de indenização de 1,5 bilhão de marcos. 

MORDECHAI ANILEVICH (1919-1943)



Mordechai Anilevich, comandante do levante do Gueto de Varsóvia e habitante do mesmo, nasceu em família pobre, num bairro pobre, em 1919. Após completar seus estudos no que hoje é o ensino médio, juntou-se ao movimento juvenil Hashomer HaTzair, onde se mostrou um excelente líder e organizador.
Em 7 de setembro de 1939, uma semana após o início da Segunda Guerra Mundial, Anilevich escapou com seus amigos do Hashomer para as regiões orientais, presumindo que o exército polonês fosse dificultar o avanço alemão. Anilevich tentou cruzar a fronteira em direção à Romênia, para abrir uma rota de fuga de jovens para Israel. No entanto, foi pego e posto numa prisão soviética. Depois de ser liberto, retornou para o Gueto de Varsóvia, passando por muitas comunidades durante o percurso. 

Anilevich ficou pouco tempo em Varsóvia, indo para Vilna (Lituânia), onde havia muitos refugiados, membros de movimentos juvenis e partidos políticos vindos do leste. Pouco antes a cidade fora anexada pela URSS. 

Mordechai pediu aos seus colegas do Hashomer HaTzair que mandassem pessoas para as regiões ocupados da Polônia oriental para continuar as atividades políticas e educativas na ilegalidade. Ele e sua namorada, Mira Fukrer, foram uns dos primeiros voluntários a irem para Varsóvia. 


A partir de janeiro de 1940, Mordechai Anilevich passou a dedicar-se inteiramente à ocupação de ativista do subsolo. Como líder de seu movimento juvenil, organizava células e grupos jovens, instruía, colaborava com publicações ilegais, organizava encontros e seminários e visitava grupos semelhantes ao Hashomer em outras localidades. 






Anilevich dedicava parte de seu tempo a aprender hebraico, ler e estudar, História, sociologia e economia. Ao mesmo tempo seu pensamento e seus pontos de vista foram organizados e expressos em publicações e lições.       
    
Quando as notícias sobre o assassinato em massa de judeus na Europa Oriental chegaram até o Gueto, Anilevich imediatamente mudou a orientação de seu trabalho. Passou a organizar grupos de autodefesa dentro do Gueto de Varsóvia. Suas primeiras tentativas de conectar-se com forças polonesas fora do Gueto, agindo sobre ordens do governo polonês em Londres, fracassaram. Nos meses de março e abril de 1942, ajudou a fundar o Grupo Anti-Fascista. 

O “Grupo” não atingiu as expectativas de grupos sionistas e, após uma onde de prisões de membros comunistas, esta organização foi desmantelada.     
       
Quando as grandes deportações para campos de extermínio começaram, na metade de 1942, Anilevich estava vistiando o sudoeste da Polônia, área ocupada pelos alemães, tentando organizar uma defesa armada. Ao retornar encontrou apenas 60.000 judeus (havia antes 350.000, a maioria havia sido morta ou deportada) e um mal equipado e mal organizado grupo de defesa chamado “Organização dos Combatentes Judeus”.     
    
Ele começou a reorganizar o grupo, tarefa na qual teve muito sucesso em parte devido à grande receptividade à idéia de lutar contras os nazistas, especialmente após tantas deportações. Em novembro deste mesmo ano Anilevich foi eleito chefe da organização e, até janeiro de 1943, estabeleceu contato com forças polonesas fora do gueto e armas começaram a ser trazidas para dentro dele.   
        
A segunda grande deportação estava planejada para 18 de janeiro de 1943. O quartel general da Organização não teve tempo suficiente para discutir as possíveis respostas, mas os grupos armados decidiram lutar. A resistência ocorreu em dois pontos: Anilevich comandava a resistência na rua principal. Os combatentes juntavam-se aos deportados e, quando recebessem um sinal entre as ruas Zamenhoff e Niska, atacavam a escolta. Os judeus fugiram e se dispersaram, a maioria dos membros do Hashomer HaTzair foi morta nesse confronto.   
      
Os próximos três meses – até abril de 1943 – foram críticos para a Organização dos Combatentes Judeus comandada por Mordechai Anilevich. Em 19 de abril, véspera de Pessach, a última deportação começou e a revolta foi deflagrada. No início a resistência era superior e os nazistas sofreram muitas perdas. Três dias se passaram e os nazistas, em maior número e melhor equipados que os judeus, que as vezes possuíam apenas revólveres, impuseram uma derrota esmagadora sobre os judeus do gueto. 

Estes, no entanto, não se renderam e passaram a se esconder no gueto. As forças alemãs queimaram casa por casa até o dia 16 de maio de 1943, quando o general Jurgen Stroop relatou a seus superiores que “não há mais um bairro judeu em Varsóvia”. 



quarta-feira, 18 de abril de 2012

O Levante do Gueto de Varsóvia



 

19 de abril

O Gueto de Varsóvia originalmente continha quase 450.000 pessoas. Em janeiro de 1943, esse número havia sido reduzido drasticamente para 37.000.


O resto havia sido levado para o trabalho escravo ou para campos de extermínio. Rumores diziam que os alemães iriam acabar com o gueto, esvaziá-lo. Os habitantes que ainda viviam ali, famintos e enfraquecidos por doenças, resolveram lutar.

Eles na verdade tinham se preparado para isso, e haviam convencido os alemães a deixá-los construir 631 abrigos anti-aéreos. Bombardeios aconteciam o tempo todo ao redor do gueto, e os alemães precisavam de seus trabalhadores escravos, então, para mantê-los a salvo dos bombardeios aliados, os alemães haviam permitido a construção dos abrigos. Agora, as pessoas usavam estes mesmos abrigos para lutar contra os alemães.

Quando os alemães vieram para 'limpar' o gueto, para sua surpresa, encontraram resistência.

Havia mais de mil combatentes, incluindo crianças. Usavam pistolas e coquetéis Molotov contra a artilharia nazista, e com sucesso expulsaram os alemães.

Foi uma vitória curta. Os alemães voltaram pouco tempo depois. Desta vez trouxeram maior poder de fogo. Começaram a destruir prédios, pouco a pouco, derrubando tudo. Depois de cerca de um dia, invadiram o hospital, atirando em todos que estavam em suas camas e atearam fogo ao local. Gradualmente destruíram todo o gueto.

Quando os nazistas atingiram os abrigos anti-aéreos, fecharam suas saídas e jogaram gás, matando as pessoas que estavam dentro. Alguns combatentes escaparam para os esgotos, e então os alemães levantaram o nível das águas.

Em cerca de três semanas, a batalha principal estava acabada.

A maior parte dos judeus que ainda restavam estava cercada, mas levou meses e meses de perseguição pelas ruínas do gueto até que o levante foi finalmente eliminado.

Apesar de o Levante do Gueto de Varsóvia não ter sido de fato muito bem sucedido, foi a primeira vez em toda a Europa ocupada pela Alemanha que houve alguma resistência organizada contra os nazistas. E isto serviu para incentivar a resistência em outros lugares. Depois disso, houve resistência judaica em vários lugares, inclusive em alguns campos.

Enquanto o Gueto de Varsóvia lutava por sua sobrevivência, o mundo chamava outra conferência. Houve um encontro em Bermuda, e, novamente, nada foi feito para ajudar.


Fonte: Aish HaTorah
Parte inferior do formulário