A Festa de Shavuot - Chag Matan Torá - é citada na Torá
como a festa da natureza e da agricultura. Em Pessach, celebramos o êxodo de
nossos antepassados do Egito - da escravidão à liberdade; depois de meses
vagando pelo deserto, os filhos de Israel chegaram ao Monte Sinai, onde
receberam a Torá, por intermédio de Moisés.
Como os israelitas receberam a Torá em Shavuot, a festa é também chamado de Chag Matan Torá (Festa da Entrega da Lei). Nossos sábios enfatizam que apenas quando receberam os Dez Mandamentos os Israelitas se transformaram num povo livre. Nossos antepassados receberam a Torá por sua livre vontade e em total acordo com ela. (Êxodo 24:7).
De acordo com a tradição, a Torá foi entregue no ano 2.448 da Criação do Mundo.
Em Shavuot, o Povo de Israel concluia a colheita da cevada e iniciava a colheita do trigo, já que, em Israel, o mês de Sivan marca o término da primavera e o início do verão.
As Três Festas da Peregrinação (Shalosh Regalim) são:
Três vezes ao ano nossos antepassados iam para o Templo em Jerusalém para trazer os frutos de suas terras como oferenda de agradecimento para o Senhor. Há outro significado especial para a época de Shavuot, entre o Omer e a colheita. A festa foi marcada no fim do período de 7 semanas, o período de Contagem do Omer (Sefirat HaOmer) que começa no primeiro dia de Chol HaMoed Pessach em Israel (segunda noite da festa na diáspora). Neste período, os ventos vindos do leste e do oeste intensificam-se em Israel, trazendo instabilidade climática durante este período, trazendo nuvens e chuvas repentinas, afetando fortemente os campos e plantações. Por isso estes 49 dias são contados com ansiedade. Com a chegada de Shavuot, o clima se estabiliza. Os fazendeiros já sabem o destino dos grãos semeados, mas ainda não têm garantia do sucesso da colheita dos frutos, que crescem no verão. Isto será conhecido apenas na Festa da Reunião da Colheita. Além de Chag Matan Torá, a festa tem outros quatro nomes:
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Fonte: Webjudaica.com/